A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) lançou, na manhã desta sexta-feira (2), a operação integrada “Festas Seguras”. A ação tem como objetivo intensificar as ações de segurança pública nas áreas comerciais da Região Metropolitana de Belém e do interior
A estratégia de segurança faz parte das ações desenvolvidas para garantir maior tranquilidade à população, durante o mês de dezembro, quando muitos recebem o 13° salário e procuram o centro comercial para fazer suas compras para as festas de final de ano.
A ação integrada conta com o reforço de mais de 7 mil agentes de segurança, que atuarão de forma integrada durante todo o período da operação. Um total de 700 viaturas e 460 motos também estarão nas ruas, realizando as rondas policiais, além de 18 embarcações reforçando as ações de segurança nas áreas fluviais do estado.
A operação envolve os órgãos que compõem o Sistema de Segurança pública do Estado, como as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Polícia Científica do Estado (PCE), Secretaria de Administração penitenciária (SEAP), Grupamentos Aéreo e Fluvial, Centro Integrado de Operações (Ciop), e também os órgãos municipais de segurança, a exemplo, da Guarda Municipal de Belém, Ananindeua e Marituba e Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).
Fazem parte da ação, também, equipes policiais de inteligência, que atuarão em conjunto no monitoramento das áreas com maior risco de ações criminais, a fim de evitar roubos em caixas eletrônicos, bancos e carros fortes.
As penitenciárias de todo o estado também contarão com suporte no monitoramento dos internos e dos que cumprem as medidas judiciais previstas em razão da saída temporária de final de ano.
A Polícia Científica do Estado também estará presente na operação com equipes periciais de plantão para o atendimento das ocorrências
A operação será realizada na Região Metropolitana de Belém, e também nas 13 cidades que sediam as Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps), como Altamira e Santarém.
A operação inicia nesta sexta-feira (02) e será dividida em duas fases: a primeira com reforço policial nas principais áreas comerciais do estado, para garantir a segurança dos consumidores. Enquanto a segunda concentrará as ações nas principais praias e balneários do estado, com o intuito de assegurar um deslocamento seguro aos turistas que procuram os interiores, essa época do ano, em razão das festividades do final de ano.
No período da realização da “Operação Festas Seguras”, permanecerão as ações das Operações de Lei Seca, Duas Rodas e Barreira. Haverá a intensificação em abordagens a pessoas, carros particulares, ônibus e motocicletas, em locais estratégicos identificados pela Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac), por meio dos canais de denúncia do Disque Denúncia 181 ou pelo whatsapp 91 98115-9181 ou via Centro Integrado de Operações (Ciop) 190.