Segundo dados de um estudo feito pelo Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), o Brasil só consegue garantir que 5% dos estudantes terminem o ensino médio em escola pública com o aprendizado adequado em matemática.
Dos cerca de 2 milhões dos jovens que concluem essa etapa do ensino, mais de 1,9 milhão deles deixam a escola sem conseguir, por exemplo, resolver problemas de porcentagem ou usar o Teorema de Pitágoras.
Com base nos resultados do Saeb de 2021 (Sistema de Avaliação da Educação Básica), principal termômetro da educação brasileira.
Mesmo que a pandemia de Covid e o fechamento de escolas tenham piorado o desempenho dos estudantes, antes os resultados também não eram satisfatórios. Em 2019, por exemplo, só 7% concluíram o ensino médio com aprendizado adequado nessa matéria.
As redes estaduais de ensino são as principais responsáveis pelas matrículas no ensino médio no país. A cada 10 alunos nessa etapa, 8 estão matriculados em escolas ligadas às secretarias estaduais de educação.
O baixo desempenho em matemática no país começa já nos anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano), com apenas 36,7% dos estudantes da rede pública alcançando o nível adequado em 2021 — uma queda acentuada em relação ao pré-pandemia, já que esse índice era de 47% em 2019.
Na etapa seguinte, dos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano), o índice dos que aprenderam o adequado cai para 15,3% em 2021 — dois anos antes era de 18%.
Uma das posibilidades para essa queda maior nos anos iniciais em comparação ao cenário de pré-pandemia seria a dificuldade de se ensinar a disciplina de forma remota e a das famílias apoiarem os filhos.