06/05/2022 às 14h39min - Atualizada em 06/05/2022 às 14h39min

Ônibus da linha Tenoné Presidente Vargas bate em caminhão, deixa de funcionar e passageiros esperam por mais de uma hora e meia por outro coletivo.

O coletivo é da empresa Belém Rio. Segundo os passageiros, os funcionários disseram que não podiam devolver o valor das passagens.

Mayron Gouvêa

Linha Tenoné Pres. Vargas tem frota reduzida no bairro.

A denúncia chegou à nossa redação no início da tarde de hoje. Segundo Flávia Maciel, assistente administrativo, o coletivo estava lotado com mais de 50 passageiros em direção ao centro de Belém quando, por volta do meio-dia, acabou batendo em um caminhão de sorvete e parou de funcionar para desespero de todos. “Crianças perderam aula, muita gente se atrasando para o trabalho e a cobradora diz que não pode devolver nosso dinheiro. Eles disseram que a gente tem de esperar a boa vontade da empresa para mandar um novo ônibus”, disse indignada. 


O acidente aconteceu na passagem Quinta Linha, que fica dentro do bairro, próximo ao campo do São Pedro. Na via, só passam duas linhas: Tenoné Ver-o-Peso e Pres. Vargas. Depois do ocorrido, a maioria dos passageiros decidiu voltar para casa, porque perdeu o horário. “Eu me atrasei pro trabalho e, por isso, vão descontar do meu salário. Queria meu dinheiro para pegar uma moto, mas eles não devolvem. E agora?”, ponderou Flávia.

Joice Brasil Freitas, massoterapeuta, estava no ônibus e acabou obrigada a esperar um novo coletivo em condições desrespeitosas. “A gente tá aqui num sol escaldante por um posicionamento da empresa, mas ninguém fala nada. Até nosso dinheiro, que é um direito nosso, a gente não recebeu de volta. Não era nem meio-dia quando isso aconteceu e já é mais de uma hora da tarde e a gente tá aqui de qualquer jeito”, disse.

 

Greve 

 

É válido lembrar que, recentemente, a tarifa de ônibus subiu para R$ 4 e ao que parece nada mudou. A população, pelo que se vê, continua à mercê de coletivos sujos, sem conservação e sequer sem o mínimo conforto. 

 

Posicionamento


A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) informou que, apesar do caso relatado não ter sido comunicado à autarquia, irá verificar o ocorrido e se for configurada redução de frota, a empresa será autuada. Nesses casos, a Semob orienta o usuário a formalizar as denúncias e reclamações para a Ouvidoria nos canais de atendimento do órgão: site (semob.belem.pa.gov.br), e-mail ([email protected]) ou entrando em contato pelos números 118 ou WhatsApp (91) 98415-4587, relatando a situação, para que o órgão possa averiguar e tomar as providências cabíveis. A Semob reforçou também que realiza regularmente fiscalizações nos terminais de linha e nas garagens das empresas e em caso de falha de serviço, ocorre autuação.


Também buscamos saber com o Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário da capital (Setransbel) qual o posicionamento sobre o ocorrido, que informou estar apurando os detalhes.

 

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