De acordo com balanço divulgado nesta terça-feira (29), pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), os casos de feminicídio no Pará diminuíram mais de 26% no último ano. No período de janeiro a outubro de 2022 foram registrados 42 casos, representando uma redução de 26,31% se comparado ao mesmo período de 2021, em que foram registrados 57 casos.
A Segup informou também que hoje o Pará conta com delegacias especializadas para o atendimento à mulher e às vítimas de violência, além da ampliação da delegacia virtual que facilita o acesso para o registro das ocorrências.
A Segup destacou, ainda, a importância dos canais de denúncia que ajudam na identificação dos criminosos e auxiliam na elucidação dos crimes. A população pode acessar pelo telefone 190 do Centro Integrado de Operações (Ciop), para chamadas de urgências, e o canal do Disque-Denúncia, pelo atendimento convencional, 181 ou pelo WhatsApp da Iara (91) 98115-9181, além do formulário e chatbot presentes no site segup.pa.gov.br.