06/05/2022 às 09h28min - Atualizada em 06/05/2022 às 09h28min

Feira Internacional de Turismo da Amazônia tem programação gratuita em Belém

Evento reúne agentes de turismo da região e palestrantes de todo o Brasil. Turismo de Santarém é o destaque

Evento tem programação aberta, mediante inscrição (Foto: Luiz Oliveira e Bethe Oliveira)

Um dos setores econômicos mais impactados pela pandemia, o setor do turismo, tenta se recuperar em todo o país. No Pará, uma das ações para ajudar a fortalecer essa retomada é a Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA) que está ocorrendo em Belém durante esta semana. A 10° edição da feira, considerada o maior evento do setor na Região Norte, tem vasta programação totalmente gratuita e segue até o domingo, 8, na Estação das Docas, em Belém.
O evento ajuda a promover e integrar os destinos e atrativos turísticos da Amazônia, reunindo os mais diversos agentes envolvidos no setor. Na Estação das Docas, mais de 50 expositores  estão reunidos. A programação  também conta com programação técnica com workshops, painéis de debates e cursos de capacitação para os agentes de turismo, atrações culturais e palestras-show, com nomes como a influenciadora Thaynara OG, a chef de cozinha Bel Coelho e o jornalista Chico José de Brito.


Tecnologia no centro da discussão

O tema da FITA 2022 é "Turismo Inteligente: Conexões e Experiências Sustentáveis". De acordo com a organização, o tema escolhido tem a tecnologia como fio condutor para fortalecer conexões turísticas construídas de forma sustentável. “As tecnologias alinhadas ao turismo são uma realidade que ninguém mais pode se abster. A internet e os diversos dispositivos, redes sociais e meios de comunicação evoluíram para tornar as vivências mais inteligentes e conectadas. Por isso, durante quatro dias, os expositores e palestrantes trarão debates que põem em pauta como a tecnologia está transformando este mercado”, ressalta a organização. 

Santarém em ênfase

Neste ano, a cidade de Santarém, no oeste paraense, foi escolhida para ser o município anfitrião. Durante toda a feira, o potencial turístico do município será destaque. Um estande sobre a cidade foi montado para que os participantes possam conhecer a história, cultura, gastronomia, pontos turísticos, entre outros atrativos. 



Santarém é o terceiro maior município do Pará. Com diversas belezas naturais, formadas pela presença do Rio Tapajós, a cidade reúne belas praias e o distrito de Alter do Chão, um dos principais destinos do Pará e eleito em 2009, pelo jornal inglês The Guardian como a praia mais linda de água doce do mundo. Entre os atrativos do município que também estão em destaque na feira estão o tradicional Festival do Sairé - a disputa entre os botos Cor de Rosa e Tucuxi - e a gastronomia da cidade. 

Programação

De sexta (6) a domingo (8), as manhãs terão capacitação técnica dos agentes de viagem e profissionais do setor sobre os principais destinos turísticos do Pará. Pela tarde, sempre a partir das 14h, ocorrem os painéis, que tem como temas: cidades criativas, destinos inteligentes, startups de turismo, novas tendências, marketing digital e criação de conteúdo. Nesta sexta-feira, 6, a programação encerra com a palestra-show da chef paulistana Bel Coelho e a responsável pela revista “Prazeres da Mesa” Mariella Lazaretti. A palestra também terá participação do chef santareno Saulo Jennings, do restaurante Casa do Saulo, e Georges Schnyder, diretor executivo da plataforma "Mundo Mesa". No final, haverá apresentação da banda Xeiro Verde e dos Mestres do Carimbó e Suraras do Tapajós.



No sábado, 7, a palestra-show será ministrada pela influenciadora digital Thaynara OG. Com o tema “10 segundos que mudaram uma história”, Thaynara fala sobre a relação com a internet e conta a história do São João da Thay, evento beneficente criado pela influenciadora e que mobiliza o turismo e a valorização da cultura de São Luís do Maranhão. Neste dia, as atrações culturais serão as cantoras Liège e as tapajônicas Priscila Castro e Cristina Caetano.
No domingo, a palestra-show será feita pelo jornalista Chico José de Brito. Com mais de 40 anos de carreira, o jornalista, que foi por muitos anos repórter dos programas Globo Repórter e Fantástico, fazendo diversas matérias com foco no turismo de todo o país, palestrará sobre a relação da comunicação com o turismo. A programação cultural será encerrada com show de Felipe Cordeiro. Toda a programação é gratuita, mediante inscrição.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp