O Pará começou bem as “Paralimpíadas Escolares” na cidade de São Paulo (SP). Nesta quarta-feira (23), a delegação paraense garantiu medalhas de ouro, prata e bronze nas competições de atletismo, natação, bocha e badminton. Esse é o maior evento esportivo do planeta para jovens com deficiência em idade escolar.
A nadadora Maria Fernanda do Carmo, 12 anos, ganhou duas medalhas de ouro. A jovem esportista é de Concórdia do Pará, município do Nordeste, e conta que aprendeu a nadar em rio. “Eu consegui chegar até aqui devido ao treino intenso. Hoje, eu me saí bem, graças a Deus. Amanhã irei competir novamente e tentar levar mais medalhas para o meu Estado”, Maria Fernanda após a vitória.
A delegação paraense, coordenada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), é a segunda maior do Brasil com 168 integrantes, sendo 120 paratletas, que irão competir em 11 modalidades.
O evento é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Este ano, as competições ocorrem entre os dias 23 e 25 de novembro (quarta a sexta-feira) e vão reunir cerca de 1.300 atletas. O evento terá atletas oriundos de 26 das 27 unidades federativas - a exceção é o Piauí. Durante os três dias de disputas, os competidores estarão divididos em 14 modalidades: atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas (formato 3x3), bocha, futebol de cegos, futebol PC, goalball, halterofilismo, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.