09/11/2022 às 18h28min - Atualizada em 09/11/2022 às 18h28min
Belém está entre as piores capitais em infraestrutura de telecomunicações, segundo levantamento
Rafael Miyake, estagiário, sob supervisão de Yuri Siqueira, jornalista
Frederik Lipfert/Unsplash O Movimento Antene-se, que busca o desenvolvimento da infraestrutura de telecomunicações brasileira, publicou o levantamento “As capitais campeãs do ANTENE-SE: As melhores legislações de infraestrutura de telecomunicações das capitais brasileiras”, que ranqueia as melhores cidades do país em questão de estrutura e legislação relacionados ao tema, em especial o 5G.
Belém ficou na 18° posição, por não possuir uma legislação vigente sobre as antenas 5G, que funcionam de forma diferente das outras. O 5G necessita de um número maior de antenas menores, ao invés das grandes antenas que já estão espalhadas pela cidade para outros tipos de conexões de rádio e satélite.
Segundo o relatório, a média de habitantes por infraestrutura de comunicações em Belém é de 2.338, enquanto o valor recomendado de usuários por infraestrutura em países com melhor conectividade é de até mil.
O projeto de atualização da legislação sobre telecomunicações já está tramitando na Câmara Municipal, e deve ser votado em breve.
Confira o levantamento completo no site do Antene-se.