09/11/2022 às 12h10min - Atualizada em 09/11/2022 às 12h10min
Governo do Pará lança projeto de garantia de acesso à internet nas escolas estaduais
Rafael Miyake, estagiário, sob supervisão de Yuri Siqueira, jornalista
Agência Pará
Marcelo Seabra/Ag. Pará Na última terça-feira (08), foi lançado oficialmente, pelo governo do Pará, o Programa “Web Escola”, com o objetivo de garantir o acesso à internet de boa qualidade em todas as escolas da rede estadual de ensino público.
A proposta do governo é de melhorar a velocidade da internet em 2.400%, passando de 2 Megabytes por segundo (Mbps) para 50 Mbps. Por meio dessa iniciativa, será possível ampliar a cobertura de internet via Wi-Fi, de forma gratuita, em todos os ambientes pedagógicos. Tudo isso, segundo o governador, vai garantir mais qualidade de ensino aos estudantes e, também, melhoria nas condições de trabalho dos profissionais da educação.
A medida é uma parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) com a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa), que visa modernizar 100% dos espaços de aprendizagem.
O projeto atingiu, até o momento, 541 escolas estaduais na fase da conexão em Banda Larga, mais de 50% das unidades da Seduc. Além do acesso à internet, os espaços de aprendizagem recebem a adequação interna para receber roteadores de última geração, proporcionando uma experiência ainda melhor aos usuários.
Também foram entregues 1.730 kits de robótica, destinados inicialmente para 256 escolas do estado. O objetivo é introduzir o pensamento computacional entre os estudantes, trabalhar códigos e a montagem de circuitos robóticos. Somado aos projetos de pesquisa já existentes, os kits prometem possibilitar que os alunos tenham noção de como a robótica pode ajudar no processo de ensino-aprendizagem.
Ainda durante a cerimônia, o governador Helder Barbalho efetivou a criação de mais 11 Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs). Foram entregues 550 computadores de alta performance, para possibilitar a plena funcionalidade dos espaços, responsáveis por estimular o desenvolvimento de projetos e pesquisas na área da tecnologia.