08/11/2022 às 15h15min - Atualizada em 08/11/2022 às 15h15min

Mais de 3 milhões de estudantes fazem ENEM neste domingo

Rafael Miyake, estagiário, sob supervisão de Yuri Siqueira, jornalista

Reprodução
Vai ser realizada neste domingo (13), a primeira aplicação do exame mais importante do ensino básico, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). São quase 3,4 milhões de inscritos em 2022, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicador do exame. No Pará, são quase 200 mil inscritos.

Neste domingo, as provas aplicadas são de Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação. No total, são 90 itens objetivos. 45 de ciências humanas, 40 de língua portuguesa e 5 do idioma escolhido pelo inscrito, entre inglês e espanhol. A redação, cujo tema vai ser divulgado apenas no momento da prova, deve ter entre 7 e 30 linhas, respeitar a norma culta da língua portuguesa e atender aos critérios de avaliação do exame.


No primeiro dia, as provas são aplicadas de 13h30 às 19h, mas atenção: quem não chegar ao local de prova até as 13h, não pode entrar. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. Todos esses horários estão no fuso-horário de Brasília, então fique atento à diferença na sua região, para não se atrasar.

Não esqueça de ver o seu local de prova e imprimir seu cartão de confirmação de inscrição. O cartão inclui o endereço e sala de prova, língua estrangeira, solicitações de atendimento especializado. O cartão pode ser emitido na Página do Participante. Não é obrigatório levar o cartão de inscrição no dia da prova, mas é recomendado pelo INEP.

O que levar e o que não levar

O ENEM aceita apenas o uso de canetas de tinta preta, feitas de material transparente. Lembre-se de levar mais de uma, pois o material não pode ser emprestado. Lanches e bebidas não-alcoólicas são permitidos, desde que em embalagens completamente lacradas e/ou transparentes. Não esqueça também o seu documento oficial com foto, só é possível fazer a prova com o documento.

Ainda sobre a comida, cabe o bom senso de escolher bem o que levar. Alimentos com cheiros fortes ou que façam muito barulho podem causar desconcentração e atrapalhar a si mesmo e a outros candidatos. Saídas para o banheiro, também, só são permitidas após uma hora da aplicação da prova, no mesmo horário que os primeiros candidatos podem deixar o local, e são limitadas, então atente-se a isso.

Não é permitida a utilização de relógios, aparelhos celulares, calculadoras ou qualquer tipo de aparelho tecnológico que permita vantagem durante a prova, então evite levar. Se for necessário levar o celular para depois da prova, lembre-se de desligar o aparelho e desativar todos os alarmes. Qualquer barulho causado pelo aparelho durante a prova acarretará na eliminação do candidato. Também é proibido utilizar óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;

Na hora da prova

O caderno de questões só pode ser aberto após a permissão dos fiscais de sala, que vão fiscalizar todos os candidatos antes do início do exame, para ter certeza de que não estão descumprindo nenhuma regra.

O cartão resposta e a folha de redação são insubstituíveis e não podem ser riscados, rasurados ou manchados fora dos espaços específicos para escrita e marcação. Mais uma vez, cuidado com os alimentos. Qualquer rasura ou sujeira que possa impedir a contagem das respostas anulará toda a prova.

O mesmo vale para a folha de redação. Ela deve ser escrita sem riscados, erros ou rasuras, e também com caneta transparente de cor preta. A prova contará com folha de rascunho para anotações e primeira escrita da redação, aproveite-a.

Os candidatos podem deixar o local de prova sem o caderno de questões após uma hora do início da aplicação. Com o caderno, apenas 30 minutos antes do fim do exame, às 18h30.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp