05/11/2022 às 11h22min - Atualizada em 05/11/2022 às 11h22min
IBGE divulga Censo 2022 em shoppings de Belém
Luciana Carvalho, estagiária da Redação sob supervisão do jornalista Yuri Siqueira.
Divulgação O IBGE realiza, nos dias 4 e 5 de novembro, ações de divulgação sobre a importância do Censo 2022. Agentes censitários do IBGE estarão nos shoppings Pátio Belém e Bosque Grão Pará trajados com os mesmos coletes usados pelos recenseadores em campo, distribuindo material informativo sobre o censo e conversando com os frequentadores e clientes desses locais sobre a importância de receber bem o recenseador.
Iniciada em 1º de agosto, a coleta do Censo 2022 foi prorrogada para o início de dezembro, devido a várias dificuldades enfrentadas pelo órgão, nesses primeiros meses de coleta. Entre esses motivos do atraso está a falta de informação por parte de muitos moradores, além do medo de assaltos ou golpes, o que tem gerado dificuldades de acesso dos recenseadores a esses informantes, especialmente os residentes em condomínios e outras áreas ocupadas por pessoas de classes sociais de média a alta.
Balanço
No dia 1 de novembro, o IBGE divulgou o 3º Balanço do andamento da Coleta Domiciliar do Censo 2022. O Pará conseguiu recensear 60,89% da população (5,3 milhões de pessoas), em quase 1,6 milhões de domicílios. Pouco mais de 74% de setores censitários aqui do estado estão com status de trabalhados (setores em que as visitas domiciliares já foram, pelo menos, iniciadas). O percentual de recusas no Pará subiu de 1,89%, no balanço de início de outubro, para 1,93%, no início de novembro.