A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que em vários pontos do estado do Pará, vias estão sendo desobstruídas pelas equipes do órgão. Segundo a corporação, o trânsito na BR-316, no trecho que fica em frente ao Porto Marajó, por exemplo, foi liberado de forma pacífica. Já em Belém, na avenida Almirante Barroso, o trânsito continua parcialmente interditado por manifestantes, gerando bastante congestionamento da área.
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região, seção Judiciária do Pará, determinou nesta segunda-feira (31) o imediato desbloqueio das rodovias BR-163, BR-010, BR-230 e BR-155. A decisão do TRF-1 também fixa uma multa de R$ 1 mil por pessoa física participante e de R$ 10 mil por pessoa jurídica, por hora de indevida ocupação e interdição das vias públicas em questão. Em caso dos veículos não saírem espontaneamente, a Justiça autorizou que os agentes da força pública podem removê-los compulsoriamente, podendo utilizar quaisquer meios legais adequados e proporcionais para tanto.
Além disso, a decisão informa que a PRF pode solicitar auxílio do Batalhão de Choque da Polícia Militar de modo a promover a efetiva desocupação das vias públicas com uso de força necessária, moderada, adequada e proporcional.