O Plano Estadual de Bioeconomia (PlanBio), do Governo do Estado do Pará, foi apresentado nesta quinta-feira (27), durante reunião extraordinária do Conselho Gestor do Sistema Estadual de Mudanças Climáticas (Coges-Clima). A reunião contou com a presença de representantes de Povos Indígenas, Quilombolas e comunidades tradicionais, representantes do terceiro setor e instituições governamentais.
O Planbio é coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) e ancorado na Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC), sendo também um dos componentes do eixo desenvolvimento socioeconômico de baixo carbono do Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA).
O plano é dividido em três eixos nos quais as ações se distribuem: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; Patrimônio Cultural e Patrimônio Genético e Cadeias Produtivas e Negócios Sustentáveis. São 89 ações propostas e distribuídas entre os eixos do plano, algumas já previstas no Orçamento de 2023.
O plano será lançado oficialmente durante a COP-27, que ocorrerá em novembro, no Egito. A conferência reunirá representantes de todo o mundo para discutirem ações sobre mitigação e adaptação climática.