20/09/2022 às 10h19min - Atualizada em 20/09/2022 às 10h19min
Heliana Barriga é a primeira homenageada da I Festa Literária de Belém
Com 40 anos dedicados à literatura infantil, biblioteca escolar passa a receber seu nome
Amaral Rosa, estagiário sob supervisão de Yuri Siqueira, jornalista
A escritora paraense Heliana Barriga, foi homenageada nesta segunda-feira (19) na programação da I Festa Literária de Belém (Flibe), iniciativa da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec). A Flibe apresenta uma diversidade de publicações, incluindo literatura infantil, anti-racistas, indígena, educação inclusiva (com audiolivro), livros acadêmicos, sobre a Amazônia e edições gospel.
Conhecida como embaixadora das Infâncias, Heliana é grande representante da literatura infantil, as crianças da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Ernestina Rodrigues, localizada no bairro de São Brás, saudaram a escritora, em reconhecimento a sua atuação destacada nas escolas da rede municipal de ensino da capital paraense. Em uma de suas redes sociais a homenageada escreveu “Gratidão crianças trovadoras da alegria da Escola Municipal Ernestina Rodrigues pela homenagem de ontem. Não esquecerei nunca”. Como parte das homenagens, a biblioteca da EMEIF Ernestina Rodrigues será denominada Heliana Barriga, em homenagem a autora.
Heliana é autora de diversos livros infantis, como “A Anta Antônia”, “A Abelha Abelhuda” e “Acredite Quem Quiser”, e dedica-se também à produção musical voltada às crianças.
A I Flibe, vai homenagear também os escritores Paes Loureiro e Antônio Juracy Siqueira, além da professora Zélia Amador, a Festa prossegue até a sexta-feira (23) com extensa programação, das 9 às 21 h, na sede da Fundação Cultural do Pará, no Centur.