06/09/2022 às 15h11min - Atualizada em 06/09/2022 às 15h11min
Lançamento do documentário “A Pajé” marca abertura do Festival Amazônia FiDOC
Obra poderá ser acessada na plataforma AmazôniaFlix
Amaral Rosa, estagiário, sob supervisão de Yuri Siqueira, jornalista.
O documentário “A Pajé” dirigido por Letícia Ottomani, Nelma Salomão e Helena Alba está disponível em streaming, o lançamento ocorreu nesta segunda-feira (5) no Amazônia FiDOC - Festival Pan-Amazônico de Cinema, o festival que este ano realiza sua 8ª edição e compõe a mobilização nacional pelo projeto Amazônia em Pé. O filme poderá ser acessado via plataforma AmazôniaFlix, onde estão reunidos diversos títulos relacionados ao bioma.
A PAJÉ SINOPSE
A primeira vivência de mulheres Yawanawa reuniu na Aldeia Mutum - situada na Amazônia acreana, às margens do rio Gregório - mulheres das aldeias vizinhas para receber as Nawas, mulheres não-indígenas, brasileiras e de diversas outras nacionalidades.
Neste contexto incrivelmente diversificado, o filme conta a história de Hushahu, a primeira pajé da etnia Yawanawa, e como ela resgatou a cultura do seu povo e ressignificou o papel da mulher na sua aldeia.
Classificação: LIVRE
Duração: 01:06:07
Ano de produção: 2019
País de produção: Brasil SP
Direção: Letícia Ottomani, Helena Alba e Nelma Salomão
FESTIVAL AMAZÔNIA FIDOC NO MARAJÓ
Pela primeira vez na Ilha do Marajó, o Festival AmazôniaFIDOC se junta à Associação de Remanescente de Quilombos de Bairro Alto (ARQBA), em Salvaterra, e à Associação dos Moradores do Bairro Pacoval (AMPAC), em Soure, para realização de duas vivências audiovisuais junto às comunidades. Serão ofertadas oficinas de educação audiovisual e cada comunidade realizará seu próprio curta-metragem. Também serão feitas exibições de filmes em um cinema de rua.
As ações integram a mobilização nacional “Amazônia de Pé”. A proposta é coletar assinaturas para o Projeto de Lei Amazônia de Pé, uma lei de iniciativa popular que destina as florestas públicas na Amazônia para proteção dos povos indígenas, quilombolas, pequenos produtores extrativistas e Unidades de Conservação. Em Soure e Salvaterra, o Festival Amazônia FiDOC fará a coleta de assinaturas e enviará aos organizadores do movimento.
FESTIVAL PAN-AMAZÔNICO DE CINEMA - AMAZÔNIA FIDOC
O Festival Pan-Amazônico de Cinema - AMAZÔNIA FiDOC está com inscrições abertas para filmes - documentários ou ficção - que serão selecionados para compor as mostras competitivas da 8ª edição, a ser realizada em novembro em Belém. Os realizadores, brasileiros e estrangeiros, devem acessar a Plataforma FilmFreeway e seguir as instruções de cadastro e upload de arquivos. A data limite para inscrever obras é 10/09/2022 e o regulamento completo pode ser acessado no site www.amazoniadoc.com.br. Em 2022, a grande novidade é o retorno das produções ficcionais à grade de filmes e também das ações presenciais, com novas experiências.
A realização é do Ministério do Turismo - Secretaria Especial de Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Parceria: Fundação Cultural do Pará e Cine Líbero Luxardo. Apoio cultural: Instituto Goethe, Casa de Estudos Germânicos (CEG) e Distribuidora Estrela do Norte. Apoio institucional: Secretaria de Estado de Cultura do Pará (SECULT-PA) e Curso de Cinema da Universidade Federal do Pará (UFPA) Produção: ZFilmes e Instituto Culta da Amazônia.
Podem ser inscritas obras finalizadas a partir de 1º de janeiro de 2020 e que tenham cópia de exibição em formato de acordo com as especificações técnicas previstas no regulamento, de autoria de realizadores de todos os países da Pan-Amazônia - Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.
Não serão aceitos filmes já exibidos ou em exibição no circuito comercial, bem como filmes disponíveis em links abertos (YouTube, Vimeo ou equivalentes). Outro impedimento diz respeito às produções realizadas fora do estado do Pará, que deverão ser inéditas em mostras competitivas no Pará.
As obras selecionadas serão divulgadas no site do Festival até o dia 20/10/2022, podendo esse prazo ser prorrogado. A seleção da obra também será notificada ao realizador através da Plataforma FIlmFreeway. E em momento posterior, serão informadas as datas e locais de exibição presencial em Belém.
SERVIÇO
Festival Pan-Amazônico de Cinema - Amazônia(Fi)Doc
Inscrições gratuitas de filmes para mostras competitivas até o dia 10 de setembro via plataforma FilmFreeway. Acesse: https://filmfreeway.com/AmazoniaFiDoc
Confira regulamento completo no site www.amazoniadoc.com.br