O INSS começou nesta quinta-feira (24) a devolução dos valores descontados indevidamente nos benefícios de aposentados e pensionistas por entidades associativas. A medida atinge, inicialmente, 533 mil pessoas que aderiram ao acordo até 21 de julho. O pagamento será feito em parcela única, com correção pelo IPCA, diretamente na conta onde o benefício é depositado. O prazo para adesão ao acordo segue aberto até 14 de novembro. Mais de 1 milhão de beneficiários já solicitaram o ressarcimento.
A partir desta quinta-feira (24), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia a devolução dos valores descontados de forma indevida por entidades associativas diretamente nos benefícios de aposentados e pensionistas. A medida alcança, inicialmente, 533 mil segurados que aderiram ao acordo até a última segunda-feira (21).
Leia também: Tragédia na BR-153: colisão com ônibus de estudantes paraenses deixa mortos e feridos
A devolução será feita diretamente na conta onde o benefício mensal é recebido. O reembolso será em parcela única, com correção monetária pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), índice que acompanha a inflação oficial do país. A ordem de pagamento seguirá a data de adesão: quem solicitou primeiro, receberá primeiro.
De acordo com o INSS, mais de 1 milhão de beneficiários (1.052.128) já formalizaram o pedido de ressarcimento. Para quem ainda não realizou a adesão, o prazo segue aberto até o dia 14 de novembro de 2025.
O acordo tem como objetivo ressarcir os segurados que sofreram descontos considerados indevidos nos últimos anos, relacionados à filiação automática a entidades de classe sem autorização expressa.
Fonte: Ag. Brasil
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais.
O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.