Uma força-tarefa da Polícia Civil do Pará (PCPA) realizou, nesta quinta-feira (19), uma grande operação para combater crimes como tráfico de entorpecentes, extorsão, roubos, porte ilegal de armas e associação criminosa na Região Metropolitana de Belém (RMB) e no nordeste paraense. Com foco principal em Vila dos Cabanos, no município de Barcarena, a operação também atingiu os municípios de Ananindeua, Belém e Santo Antônio do Tauá.
Foto: Divulgação
Ao todo, foram expedidos 13 mandados de prisão, um de recaptura e 42 de busca e apreensão. A ação mobilizou 148 policiais, divididos em 37 equipes, e contou com apoio de unidades especializadas e cães farejadores. O delegado Guilherme Traldi, diretor da Delegacia de Vila dos Cabanos, destacou os resultados da operação:
Foto: Divulgação
“Hoje, realizamos uma operação em Vila dos Cabanos e em endereços da região metropolitana com o objetivo de combater o tráfico de drogas e associação criminosa. Efetuamos a prisão de oito pessoas, apreendemos uma grande quantidade de entorpecentes, dinheiro e celulares, que serão utilizados para dar continuidade às investigações. A operação teve origem em apurações de extorsão contra empresários na região”, explicou Traldi.
Foto: Divulgação
Além das prisões, o balanço aponta a apreensão de um adolescente e a fuga de cinco suspeitos, que seguem foragidos. Entre os materiais recolhidos estão drogas como maconha e cocaína, celulares e cerca de 500 reais em espécie.
Foto: Divulgação
Esforço conjunto reforça segurança no Baixo Tocantins O trabalho integrado foi destacado pelo delegado Mhoab Khayan Azevedo, diretor da Superintendência Regional do Baixo Tocantins. “O esforço conjunto entre as forças de segurança tem sido essencial para desarticular organizações criminosas que ameaçam a população. Com o empenho das equipes de investigação, identificamos e combatemos práticas como extorsão de comerciantes e a atuação de facções criminosas”, afirmou.
O diretor de Polícia do Interior, Hennison Jacob, também acompanhou as ações e enfatizou a importância da atuação policial em áreas estratégicas. “Essas operações demonstram o comprometimento das forças de segurança com a proteção da sociedade, especialmente no interior do estado, onde a presença policial é fundamental para manter a ordem pública”, destacou.
Foto: Divulgação
Atuação coordenada de diversas unidades A operação contou com a participação de equipes da Diretoria de Polícia do Interior (DPI), de Polícia Especializada (DPE), de Polícia Metropolitana (DPM), do Núcleo de Inteligência Policial (NIP), da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), além das regionais do Baixo Tocantins e Zona do Salgado.
Policiais civis de delegacias localizadas em Abaetetuba, Castanhal, Vila dos Cabanos e outras cidades, assim como o Núcleo de Apoio à Investigação (NAI), integraram os esforços. O Batalhão de Ações com Cães (BAC), da Polícia Militar, reforçou as buscas.
Com ações simultâneas e estratégicas, a força-tarefa reforça o compromisso do estado do Pará em enfrentar a criminalidade e garantir a segurança da população em todas as regiões.
Fonte: AGÊNCIA PARÁ
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está noInstagram, YouTube, Twitter e Facebook.