29/11/2024 às 09h52min - Atualizada em 29/11/2024 às 09h52min

Viaduto da Independência avança com içamento de vigas em Ananindeua

Obras seguem para melhorar a mobilidade na Região Metropolitana de Belém; conclusão está prevista para março de 2025.

Ag. Pará
O Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) concluiu nesta quinta-feira (28) o içamento das 12 vigas que compõem o viaduto da avenida Independência com a BR-316, em Ananindeua. Este marco importante na obra reforça o compromisso do Governo do Estado em ampliar a mobilidade urbana na Região Metropolitana de Belém.

Foto: Divulgação 


As equipes agora trabalham na construção da pista sobre as vigas e das rampas de acesso em ambos os sentidos. Segundo o secretário de Infraestrutura e Logística, Adler Silveira, o viaduto, de 740 metros de extensão, será essencial para facilitar o deslocamento entre Belém e municípios vizinhos. “Seguimos avançando com a construção do viaduto Independência, estratégico para melhorar a mobilidade de toda a população na entrada e saída da capital paraense. Após o içamento das vigas, partimos para construção da laje, rampas do viaduto e demais atividades necessárias para conclusão da obra, prevista para março de 2025”, destacou o secretário.

A operação para içamento das vigas foi complexa. As 12 peças, cada uma medindo 30 metros e pesando 50 toneladas, foram suspensas sobre os pilares utilizando dois guindastes. Essas vigas são fundamentais para sustentar o "tabuleiro" — a pista onde os veículos trafegarão.

O viaduto da Independência trará mais agilidade ao tráfego local. Motoristas poderão acessar diretamente a BR-316, no sentido saída de Belém, ou seguir do sentido Marituba à avenida Independência pelo elevado, eliminando a necessidade de retornos.

Viaduto na Alça Viária também avança
Além do viaduto da Independência, o NGTM trabalha na construção do viaduto da Alça Viária com a BR-316. Em novembro, as 12 vigas dessa estrutura foram içadas e a concretagem da pista já está em andamento. A obra, com 68% de execução concluída, promete facilitar o tráfego para quem utiliza a BR-316 e a Alça Viária, conectando regiões sem necessidade de retornos.

Ambos os projetos fazem parte de um amplo conjunto de obras que inclui o BRT Metropolitano, buscando transformar a mobilidade urbana na Região Metropolitana de Belém.

Fonte: AGÊNCIA PARÁ 


ACOMPANHE O JORNAL PARÁ

Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp