Os investimentos na saúde pública no Pará têm transformado a vida de milhares de paraenses, tanto na capital quanto no interior. Em 2024, o Governo do Estado destacou-se pela entrega de novos serviços médicos especializados, modernização de hospitais e construção de estruturas que reforçam o Sistema Único de Saúde (SUS). Essas iniciativas têm garantido acesso mais seguro e eficiente à população.
A secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz Gadelha, enfatizou os resultados do trabalho desenvolvido: "O trabalho do Governo na saúde pública está, a cada dia, sendo refletido na qualidade de vida, no conforto, na segurança e na agilidade da prestação dos serviços. Além disso, estamos encurtando distâncias, ampliando os serviços médicos no interior do Estado, antes restritos à Região Metropolitana de Belém."
Oncologia chega ao sudeste do Pará Uma das conquistas mais emblemáticas do ano foi a entrega da nova ala oncológica do Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP), em Marabá. O espaço, com 418 m², é o primeiro serviço de oncologia da região dos Carajás e oferece até 750 sessões de quimioterapia por mês, além de cirurgias e consultas especializadas. A unidade dispõe de 20 leitos de internação e conta com uma equipe altamente qualificada.
Ediene Martins, paciente em tratamento quimioterápico, comemorou a humanização no atendimento: "Eu nunca imaginei que teria um espaço tão acolhedor para o meu tratamento. Estar perto da minha família faz toda a diferença. Sou grata por esse avanço."
Foto: Divulgação
Apoio ao TEA em Tucuruí Outro destaque foi a ampliação do Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro do Autismo (Natea) na Policlínica Lago Tucuruí. Agora, o serviço atende crianças e adolescentes de até 18 anos. Ana Luísa, de 12 anos, é um exemplo de sucesso do atendimento multidisciplinar. Após ajustes no formato das terapias, ela começou a demonstrar maior interesse nas atividades propostas, como destacou seu pai, Guaracy Tavares: "Já consigo observar o retorno do interesse dela pelas terapias e sua alegria em participar."
Modernização e novas estruturas em Belém Na Região Metropolitana de Belém, o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG) foi modernizado. Em novembro, foi entregue um centro cirúrgico revitalizado, agora com capacidade para procedimentos de alta complexidade, como osteossínteses e reparos de nervos.
Além disso, as obras de ampliação da Policlínica Metropolitana seguem em ritmo acelerado, com previsão de entrega para 2025. A nova estrutura contará com três andares e 10 salas destinadas a consultas e exames.
Foto: Divulgação
Avanços que impactam vidas Rodrigo Moreira, diretor administrativo do Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), celebrou os avanços: "Os investimentos do Governo do Pará em 2024 trouxeram modernização, humanização e eficiência ao atendimento público de saúde. Este foi um ano de grandes conquistas para todas as regiões do Estado."
Com esses investimentos, o Pará segue firme no compromisso de melhorar a qualidade de vida de sua população, levando saúde de qualidade e acessível a todos os cantos do Estado.
Fonte: AGÊNCIA PARÁ
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está noInstagram, YouTube, Twitter e Facebook.