O Carnaval carioca de 2025 será especial e emocionante para os amantes do samba e, especialmente, para a Beija-Flor de Nilópolis. Após meio século de dedicação à escola azul e branca, Neguinho da Beija-Flor, um dos maiores ícones do samba-enredo brasileiro, anunciou que fará seu último desfile no Sambódromo. O tradicional grito de guerra "Olha a Beija-Flor aí, gente!" ecoará pela última vez com sua voz marcante.
A notícia foi divulgada na última quarta-feira (20), em uma carta emocionante publicada no Instagram. “O desfile de 2025 marcará minha despedida como intérprete de seus hinos na Passarela do Samba”, escreveu o cantor de 75 anos, que está na escola desde 1975 e participou de todos os 14 títulos conquistados pela Beija-Flor.
Na carta, Neguinho expressa gratidão pela trajetória e pelo apoio da comunidade, relembrando momentos marcantes, como o desfile de 2009, quando enfrentava um tratamento contra o câncer. “Tenho fé que me curei graças a Deus e ao abençoado remédio do Carnaval. Nunca esquecerei como a comunidade me recebeu, na volta aos ensaios, em nossa quadra sagrada.”
Neguinho também destacou a relação única que manteve com a escola ao longo de cinco décadas. “Jamais cogitei receber salário da Beija-Flor. Nunca assinei contrato nem me submeti a qualquer burocracia. Nossa relação é única e dispensa protocolos”, afirmou.
A Beija-Flor retribuiu a homenagem, afirmando que o último desfile de Neguinho será marcado por grandes tributos. “Viveremos o último desfile com a voz da nossa história. Nos enchemos de orgulho, gratidão e respeito. Sua história está gravada em nossas cores, nossos sambas e nossos corações”, publicou a escola nas redes sociais.
Neguinho, que até alterou seu nome oficial para Luiz Antonio Feliciano Neguinho da Beija-Flor Marcondes, encerra sua trajetória com uma promessa: “Vamos atravessar a Passarela do Samba pela derradeira vez, eu com a minha voz e o orgulho de sempre, sustentando a força e a magia de nossa comunidade que brilha no altar dos bambas.”
O Carnaval de 2025 promete ser inesquecível, não apenas para a Beija-Flor, mas para todo o Brasil. Será o adeus de uma das vozes mais emblemáticas da história do samba. E, ao som do último “Olha a Beija-Flor aí, gente!”, o legado de Neguinho estará eternamente ecoando no coração do Carnaval.
Fonte: AGÊNCIA BRASIL
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está noInstagram, YouTube, Twitter e Facebook.