01/11/2024 às 16h36min - Atualizada em 01/11/2024 às 16h36min

No G20, vice-governadora discute a redução da desigualdade social e trabalho preventivo a desastres climáticos

Líderes dos países membros do G20 e convidados discutiram estratégias para reduzir os riscos de desastres ocasionados pelas mudanças climáticas

Ag. Pará
Belém, a capital paraense, é o centro das discussões globais sobre prevenção de desastres naturais ao receber a última reunião da 19ª cúpula do G20, com a presença de representantes de 25 países. O evento, que integra o Grupo de Trabalho de Redução do Risco de Desastres, é coordenado pelos Ministérios das Cidades e da Integração e do Desenvolvimento Regional do Brasil e conta com a participação de figuras de destaque como a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan.

Foto: Divulgação 


Na reunião desta sexta-feira (01), a vice-governadora enfatizou a importância de se discutir estratégias para combater as consequências das mudanças climáticas e reduzir desigualdades. "Este encontro em Belém marca uma importante etapa nas discussões sobre o futuro do nosso planeta. Que os temas, soluções e alternativas debatidos aqui ecoem pelo mundo e oportunizem a redução das desigualdades e acelerem as inclusões para que assim tenhamos de fato um mundo mais justo para todos", afirmou Ghassan.


Foto: Divulgação

Ela também pontuou os efeitos dos eventos climáticos sobre a economia e a sociedade, reforçando a urgência de ações preventivas. "Sem o combate à desigualdade, continuaremos muito mais vulneráveis a qualquer evento climático. É importante ressaltarmos o valor da prevenção, para que os governos possam atuar de forma preventiva, reduzindo a vulnerabilidade das pessoas e das propriedades”, destacou.


Foto: Divulgação 

A preparação de Belém para a COP 30 em 2025 também esteve em pauta. Ghassan explicou que o governo paraense tem como meta deixar um legado sustentável e seguro para a cidade, projetando uma infraestrutura resistente às mudanças climáticas. "Nosso trabalho enquanto Governo do Estado, neste processo de preparação de Belém para receber a COP 30 no ano que vem, é deixar como legado para a população uma cidade que possa protegê-las do efeito do clima, olhando para o futuro com mais tranquilidade”, concluiu a vice-governadora.


Foto: Divulgação 

Durante o encontro, representantes de diversas nações discutiram estratégias para minimizar riscos climáticos, abordando temas como sistemas de alarme, fortalecimento de infraestruturas resilientes e financiamento para reduzir o impacto de eventos climáticos.


Foto: Divulgação 

O Ministro das Cidades, Jader Filho, sublinhou a importância do fórum, mencionando o intercâmbio de conhecimentos entre os países participantes. “É um grande desafio para o Brasil liderar um fórum tão qualificado, especialmente na busca por consensos que priorizem a redução de riscos de desastres, focando nas populações mais vulneráveis e no combate às desigualdades”, declarou Jader Filho.


Foto: Divulgação 

A reunião em Belém reforça o papel de liderança do Brasil na agenda climática global e destaca o compromisso de estados como o Pará em buscar soluções que protejam a população e garantam um futuro mais seguro frente aos desafios climáticos.

Fonte: AGÊNCIA PARÁ


ACOMPANHE O JORNAL PARÁ

Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp