18/09/2024 às 14h32min - Atualizada em 18/09/2024 às 14h32min

Amazônia Jazz Band é atração no Encontro Internacional de Clarinetistas de Belém

Evento será nesta quinta-feira (19), às 20h, no Theatro da Paz, com o regente Elias Coutinho, e um repertório diversificado de clássicos à MPB

AGÊNCIA PARÁ
A Amazônia Jazz Band (AJB) será a principal atração do IV Encontro Internacional de Clarinetistas de Belém, nesta quinta-feira (19), em evento que conta com concertos, recitais, workshops, palestras e masterclasses. A apresentação ocorre às 20h no Theatro da Paz, sob a regência do maestro Elias Coutinho. A big band paraense trará um repertório diversificado, de clássicos da música brasileira a composições internacionais.


Foto: Divulgação

Esta será a primeira vez que a AJB participa de uma edição do evento. “Para nós, é uma honra poder agregar dentro de um encontro de um instrumento que está dentro da tradição do jazz”, afirma o maestro Elias Coutinho.

O mastro destaca que o clarinete tem uma rica tradição tanto no cenário mundial quanto no nacional, com grandes nomes como Paulo Moura, que são importantes para a história da música.

O repertório da noite incluirá "Indauê Tupã", de Paulo André e Ruy Barata com arranjo de Rafael Rocha e "Garota de Ipanema", de Tom Jobim, em versão de Bruno Santos, com arranjos que exploram ritmos paraenses, como o carimbó e o lundu. As composições "Pro Paulo" e "Assanhado", ambas arranjadas por Jackson Delano com participação de Lucas Andrade, trarão a energia do choro e da música instrumental brasileira.

Também farão parte do programa "Um Tom para Jobim", de Sivuca e Oswaldinho, arranjada por Jackson Delano, e "Derivations", de Morton Gould, com participação especial de Lilly Haley, representando a fusão de ritmos internacionais com influências locais. O encerramento contará com "Soltando os Dedos", de Marcelo Vitor, com participações de Lucas Andrade e Lilly Haley prometendo uma performance vibrante e técnica.



Foto: Divulgação

Referência - "Derivations", um dos destaques do repertório, é uma composição encomendada por Benny Goodman, clarinetista de grande importância na história do jazz, conhecido como o rei do swing na era das big bands. Goodman, famoso por sua habilidade em combinar jazz com elementos do repertório clássico, pediu a Morton Gould que criasse essa peça, composta em 1955. Ela exemplifica essa fusão de estilos.

O resultado é uma mistura de sonoridades em seus quatro movimentos, que variam entre referências ao swing e ao ragtime, unindo uma estética clássica a elementos jazzísticos. “Ao longo dessa peça, temos toda essa mistura de estilos, uma sonoridade que faz menção tanto à música clássica quanto à música erudita, com improvisações escritas para o som de uma jazz band”, detalha o maestro Elias Coutinho.

Festival- O IV Encontro Internacional de Clarinetistas de Belém, que acontece de 18 a 21 de setembro, reúne músicos de renome e promove uma intensa troca de experiências por meio de sua programação variada, ocupando diversos espaços culturais da capital paraense, como o Theatro da Paz e a Escola de Música da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O evento é organizado pelos clarinetistas Marcos Cohen, Thiago Lopes e Herson Amorim, que coordenam os Encontros Internacionais de Clarinetistas de Belém desde 2015. A realização conta com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo, da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), da Academia Paraense de Música, do Theatro da Paz, da Fundação Cultural do Pará, da UFPA e da Casa do Gilson.

A programação completa do festival está disponível neste link. O encerramento, no sábado (21), é em grande estilo com a apresentação da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP). As inscrições para o conteúdo pedagógico do festival são gratuitas, e os participantes com 75% de frequência nas atividades terão direito a certificados emitidos pela Escola de Música da UFPA.

Serviço
A apresentação da Amazônia Jazz Band no IV Encontro Internacional de Clarinetistas de Belém acontece nesta quinta-feira (19), às 20h, no Theatro da Paz. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Da Paz e no site Ticket Fácil, a partir das 9h do dia da apresentação, no valor de R$ 2, sendo disponibilizados dois ingressos por pessoa.




Fonte: AGÊNCIA PARÁ 

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ

Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp