03/06/2024 às 11h30min - Atualizada em 03/06/2024 às 11h30min

Claudia Sheinbaum é eleita a primeira mulher presidente do México

Neste domingo, o México também escolheu 128 senadores, 500 deputados federais e mais de 20 mil cargos locais, incluindo prefeituras e câmaras municipais.

Jornal Pará

Hector Vivas
Claudia Sheinbaum, do partido Movimento Regeneração Nacional (Morena), foi eleita a primeira mulher presidente do México. Conforme dados do Instituto Nacional Eleitoral, Sheinbaum deve ser eleita com entre 58,3% e 60,7% dos votos válidos, superando Xóchitl Gálvez, da coligação Fuerza y Corazón por México, que obteve entre 26% e 28%, e Jorge Álvarez Maynez, com cerca de 10%.

Apesar da contagem ainda estar em andamento na manhã desta segunda-feira, 3, com mais de 55% dos votos válidos contabilizados, a vantagem de Sheinbaum é matematicamente inalcançável.

LEIA TAMBÉM: Brasil vence a Tailândia e mantém a invencibilidade na Liga das Nações


Sheinbaum, do mesmo partido do atual presidente Andrés Manuel López Obrador, já foi prefeita e secretária de Meio Ambiente da Cidade do México. Além de sua carreira política, Claudia é uma pesquisadora científica renomada nas áreas de energia, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, tendo contribuído para o Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima.

Neste domingo, o México também escolheu 128 senadores, 500 deputados federais e mais de 20 mil cargos locais, incluindo prefeituras e câmaras municipais.

A violência marcou a campanha presidencial deste ano no México, país amplamente afetado pelos cartéis de drogas. Aproximadamente 40 candidatos foram assassinados durante o período eleitoral. A gestão do partido de Sheinbaum foi marcada pela redução nas estatísticas criminais, resultando na taxa de homicídios mais baixa desde 1989.

Sheinbaum venceu com a coalizão governista “Vamos Continuar Fazendo História”, composta pelos partidos Morena, Partido Verde e Partido Trabalhista, considerados de centro-esquerda.

A segunda colocada, Xóchitl Gálvez, representou a coligação de oposição “Força e Coração Pelo México”, formada pelos partidos PRD, PRI e PAN.

Com informaões do Metrópoles

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp