01/06/2024 às 08h36min - Atualizada em 01/06/2024 às 08h36min

Em Belém, cartaz do Círio 2024 é apresentado aos fiéis

Uma das principais funções do cartaz é divulgar a grande festa católica que ocorre no segundo domingo de outubro. Serão produzidos cerca de 900 mil exemplares.

Jornal Pará

Divulgação
Nesta sexta-feira (31), os fiéis puderam conhecer o Cartaz do Círio 2024. O lançamento ocorreu logo após a missa das 18h na Basílica Santuário de Nazaré. A apresentação se deu simultaneamente no interior da Basílica e na Praça Santuário.

Uma das principais funções do cartaz é divulgar a grande festa católica que ocorre no segundo domingo de outubro. Serão produzidos cerca de 900 mil exemplares. O Cartaz estará a venda na loja Lírio Mimoso e no site da Lojinha do Círio.

LEIA TAMBÉM: Senado aprova cota de 30% para negros em concursos públicos


O Cartaz deste ano é assinado por Oswaldo Mendes, diretor de criação; Guilherme Lamoglia, ilustrador; Karol Coelho, fotógrafa; e Marcelo Martins, produção e arte finalização. A peça foi criada pela Mendes Comunicação, agência voluntária do Círio.


O foco principal do Cartaz do Círio 2024 está na oração e na devoção, evidenciado pela presença central de Nossa Senhora de Nazaré, com a representação do Espírito Santo sobreposta em seu manto. Cordas, símbolos tradicionais do Círio, estão entrelaçadas no manto, enquanto velas simbolizam a presença divina em nossas preces.

A figura de Maria é apresentada sobre uma peanha rústica esculpida em madeira. Uma moldura dourada exibe a oração da Ave Maria, enquanto um ladrilho ilustrado apresenta 10 representações de Maria: Nossa Senhora Auxiliadora, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora Desatadora de Nós, Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora da Conceição, destacando a diversidade da devoção Mariana.

“O Cartaz do Círio é um dos símbolos mais aguardados pelos devotos e um dos mais importantes para evangelização, pois leva o Círio de Nazaré a locais próximos e distantes, ajudando a divulgar nossa maior festa católica. E, por isso, precisa seguir certas tradições, como todos os símbolos do Círio. Todo o conjunto do Cartaz precisa reportar o tema do Círio do ano, que neste ano é ‘Perseverar na oração com Maria, mãe de Jesus'”, detalha Oswaldo Mendes, diretor de marketing.

Guilherme Lamoglia é o autor da ilustração do Cartaz pela segunda vez consecutiva. É publicitário e trabalha com criação há 10 anos. “É uma honra sem igual desempenhar um papel tão significativo na festividade do Círio pela segunda vez. Estimulado pelo tema, busquei representar Nossa Senhora de forma simples e mundana, algo que trouxesse uma associação afetiva para os fiéis, fazendo se sentirem mais próximos dela. Minha inspiração veio da imagem da Mãe, tendo em mente as duas mães mais presentes em minha vida: minha esposa e minha própria mãe”, conta Guilherme.

A jornalista Karol Coelho é a fotógrafa da Imagem de Nossa Senhora do Cartaz deste ano. Desde 2022 é Supervisora de Comunicação da Basílica Santuário de Nazaré. Em 2023 ela fotografou a Imagem com o manto daquele ano. “É uma honra fazer esse registro da Mãe de Nazaré. O cartaz é uma maneira de expressar a fé e a devoção a Nossa Senhora de Nazaré, além de uma fonte de evangelização, então é uma realização como profissional ter a oportunidade de fazer parte de um momento histórico do Círio”, relata Karol.

Com informações de g1

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp