07/07/2022 às 07h29min - Atualizada em 07/07/2022 às 07h29min

​Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato está com as inscrições abertas até segunda-feira (11) de julho

Mayron Gouvêa
Ascom Sebrae

Os diversos trabalhos espalhados pelo Pará e pelo país podem concorrer ao prêmio Top 100 de artesanato do Sebrae.
O Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato, que chega à sua 5ª edição este ano, busca identificar e premiar unidades produtoras de artesanato competitivas. As inscrições iniciaram nesta quarta-feira (06) e vão até a segunda-feira (11) no site www.top100.sebrae.com.br, onde é possível conferir o regulamento.   

"A busca do Sebrae é sempre fomentar o empreendedorismo e apoiar os pequenos negócios, de qualquer segmento a se desenvolver, e com o artesanato não é diferente. O incentivo aos artesãos é para que com o trabalho para o prêmio possam ganhar mercado, clientes e que possam se desenvolver com sustentabilidade", explica Péricles Carvalho, analista do Sebrae no Pará.  


O desenvolvimento previsto pelo analista do Sebrae no Pará é uma grande oportunidade para a econonomia regional porque gera um efeito dominó. Sendo assim, para os artesãos, as unidades premiadas ; para os comerciantes, nesses profissionais, uma referência de garantia da qualidade dos produtos. E, para os consumidores, uma oferta qualificada e representativa do melhor do artesanato brasileiro.

"A valorização de qualquer trabalho tem retorno principal para a economia do município, estado ou País. Quando você fomenta um pequeno negócio ele passa a gerar emprego, que gera renda, que gera dividas através de impostos...um pequeno negócio coloca pessoas como economicamente ativas e isso retorna à sociedade em fatores econômicos e sociais", esclarece Carvalho. 

 

Quem pode participar

Poderão participar do concurso, as unidades de produção artesanal formalizadas (CNPJ) e constituídas em território nacional, ou seja, pessoa jurídica que produza e comercialize produtos artesanais, seja uma pequena ou microempresa, cooperativa, associação ou um microempreendedor individual (MEI). Já os grupos de produção artesanal (não formalizados) poderão participar fazendo sua inscrição com o CNPJ de um de seus integrantes.

Os concorrentes serão avaliados por júris especializados que utilizarão os seguintes critérios de avaliação: as qualidades técnica, estética, simbólica e de inovação, além das condições de trabalho, organização da produção, compromisso socioambiental, experiência comercial e estratégias de adaptação.



Resultado

A cerimônia de premiação está prevista para novembro. Na ocasião, cada unidade premiada poderá expor os três produtos indicados na inscrição e os vencedores ganham reconhecimento nacional, além do direito de usar o selo Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato durante o período de três anos. 

O prêmio inclui a produção e o lançamento de um catálogo comercial com informações dos premiadas e de um conjunto de vídeos sobre as melhores práticas divulgadas no site do Sebrae.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp