Pará tem dois representantes na Mostra Competitiva de Curtas-metragens
Premiação ocorre dia 26 de junho e internautas podem votar nas melhores obras
Fernando Moura
22/06/2022 20h13 - Atualizado em 22/06/2022 às 20h13
Foto: Rota Festival
Amantes de cinema já podem votar na Mostra Competitiva de Curtas-metragens que irá premiar filmes de até 30 minutos que estão concorrendo ao VI Rota – Festival de Roteiro Audiovisual. A novidade desta edição está a participação de dois filmes paraenses que estão disputando na categoria de melhor roteiro de documentário.
As votações estão sendo realizadas no período de 21 a 26 de junho pelo site www.rotafestival.com. Os vencedores serão anunciados no dia 26 durante a cerimônia de premiação. O festival tem o objetivo de dar visibilidade aos roteiros dos curtas-metragens para roteiristas estudantes ou iniciante.
Os representantes do Pará no festival são os curtas-metragens Benzedeira, produzido por San Marcelo no município de Bragança. E o Cobra Venenosa, curta escrito por Luciana Wilm e Tyago Thompson, em Belém.
Para o diretor Tyago, o curta faz parte de uma série de quatro episódios que conta uma outra perspectiva das festividades do Círio de Nazaré. Nele é revelando um grupo de carimbó alternativo de Belém. “O documentário foi produzido em 2018 e conta como a nossa cultura transpira uma energia egrégora e religiosa que representa a nossa resistência cultural” revela Tyago ao explicar como foi produzido o curta-metragem.
“A participação do Cobra Venenosa de Belém e outro documentário do município de Bragança em um festival a nível nacional é muito representativo para a gente. A maioria dos curtas são das regiões sul e sudeste, e estamos muito animados em poder mostrar a nossa cultura amazônica de forma documentada”, finaliza o roteirista.
O Mostra Competitiva de Curtas-metragens é uma oportunidade de o público assistir aos 22 filmes de forma gratuita. A votação será realizada pela internet e por um júri técnico nas categorias de melhor roteiro de ficção e melhor roteiro de documentário. O festival também elege o melhor diálogo, melhor personagem e a melhor protagonista feminina.