03/02/2024 às 12h30min - Atualizada em 03/02/2024 às 12h45min

Pará tem cerca de 800 mil títulos de eleitor suspensos ou cancelados

A Região Metropolitana de Belém, o maior colégio eleitoral do Estado, tem cerca de 200 mil eleitores irregulares.

Da redação

Reprodução
O desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, presidente do TRE-PA, revelou que no Pará cerca de 800 mil eleitores estão em situação irregular, com títulos cancelados ou suspensos. A Região Metropolitana de Belém, o maior colégio eleitoral do Estado, tem cerca de 200 mil eleitores irregulares.

O presidente do TRE-PA alerta para os problemas que podem ser causados por ter o título de eleitor cancelado ou suspenso: “Quem está irregular fica impedido de se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, e tomar posse, assim como também não pode renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo”, diz ele. O prazo para resolver pendências e ficar em dia com a Justiça Eleitoral vai até o dia 8 de maio.

LEIA TAMBÉM: Rafael Ribeiro anuncia pré-candidatura à prefeitura de Parauapebas


Até essa data, é possível tirar o título de eleitor, mudar o local de votação, solicitar uma seção eleitoral com acessibilidade, entre outros serviços. Os eleitores podem procurar atendimento presencial nos cartórios eleitorais, que funcionam de segunda a sexta, das 8h às 13h. Em Belém, o atendimento é feito no Núcleo de Atendimento ao Eleitor, localizado na travessa Pirajá, no bairro da Pedreira.

Todos os serviços eleitorais também estão disponíveis on-line no site do Tribunal Regional Eleitoral do Pará. Basta procurar a aba “Autoatendimento do Eleitor” e preencher as informações solicitadas.

Bertha, assistente virtual - O desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior apresentou estratégias para mudar os números no que se refere à regularização eleitoral, como o uso de uma assistente virtual para auxiliar em um atendimento dinâmico sem sair de casa.

Para facilitar o acesso às informações sobre as eleições, o TRE-PA lançou a assistente virtual Bertha, ferramenta que auxilia a população de maneira rápida e fácil. Para utilizar, basta enviar uma mensagem de texto no aplicativo de mensagens WhatsApp para o número (91) 3346-8000 para receber no celular a lista com as principais opções de serviços buscados, como a emissão de certidões.

Com informações de Roma News

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp