O presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, Rafael Ribeiro, está ganhando destaque como potencial candidato à prefeitura da cidade. Integrante da base do governo de Darci Lermen (MDB), Ribeiro conquistou reconhecimento pela implementação de projetos e ações que chamaram a atenção tanto da população quanto da classe política.
Ao longo do último ano, suas iniciativas foram replicadas em outras localidades, solidificando sua posição como líder na capital do minério. O desempenho destacado no legislativo tornou-se uma credencial para sua possível candidatura ao Executivo, despertando expectativas entre os cidadãos de Parauapebas.
Ribeiro, que conta com amplo apoio de colegas vereadores, importantes lideranças e diversos segmentos sociais, destaca a importância da união e do diálogo para impulsionar o desenvolvimento da cidade. Ele ressalta a necessidade de uma política transparente, baseada em propostas e ações concretas, especialmente em benefício dos mais necessitados.
Ao lançar sua pré-candidatura, Rafael Ribeiro enfatiza seu compromisso com Parauapebas, sua cidade natal, e expressa a intenção de proporcionar melhores oportunidades a todos os residentes.
“Me lancei como pré-candidato a prefeito de Parauapebas, porque a população apontou para essa direção nas pesquisas, nos levantamentos que foram feitos até aqui, indicando o nosso nome como uma opção viável para a próxima eleição. Nasci aqui, sou filho desta terra, e quero que todos que moram aqui, que escolheram Parauapebas para viver, possam ter maiores e melhores oportunidades”, pontua o pré candidato.
Quando se analisa o seu currículo, Rafael Ribeiro é formado em Direito e, atualmente, verticaliza o seu conhecimento em diversos cursos e especializações na área de gestão pública.
Rafael Ribeiro Oliveira, nasceu em 26 de novembro de 1993, no Bairro da Paz, em Parauapebas. É o filho mais novo de uma família de três irmãos. De origem humilde, ainda criança, Rafael precisou trabalhar para ajudar no sustento de casa. Na infância se destacou como líder estudantil. Em sua primeira eleição aos 18 anos, obteve 518 votos. Na eleição seguinte, aos 22 anos, atingiu 988 votos, conquistando a primeira suplência do MDB. Em 2017, assumiu a Coordenadoria Municipal da Juventude, oportunidade desenvolveu importantes projetos e políticas públicas voltadas ao seguimento juvenil.
Aos 23 anos, assumiu como suplente na Câmara Municipal, se tornando naquele momento, o primeiro vereador nascido e criado em Parauapebas, e o mais jovem parlamentar da história do município, apresentando mais de 140 proposições que melhoraram a vida da população com projetos importantes como o Cursinho Popular da Juventude e muitos outros.
Em 2020, Rafael Ribeiro foi eleito com 2.223 votos, sendo o sexto mais votado e o mais jovem parlamentar da atual legislatura, aos 27 anos. Em dezembro de 2022, foi eleito presidente da Câmara de Vereadores para o biênio (2023-2024), sendo o mais novo e o primeiro chefe do Poder Legislativo, nascido em Parauapebas.
Rafael Ribeiro é casado com Érica Ribeiro, pai de Brayan Lucas. Evangélico, servidor público efetivo da Prefeitura de Parauapebas desde 2015, formado em Direito. Atualmente cursa especializações na área de Gestão Pública.
Com informações de Pebinha de Açúcar
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.