Única romaria em louvor a Nossa Senhora do Ó no Pará, a 138º edição do Círio de Mosqueiro começou às 7h deste domingo (10), com a missa de abertura celebrada pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, em frente á Capela do Sagrado Coração, no bairro do Chapéu Virado.
Diante de milhares de fieis que se preparavam para caminhar os quatro quilometros até a Paróquia Santuário de Nossa Senhora do Ó, padroeira da ilha, Taveira realizou o rito ainda sob a neblina da manhã, que conseguiu esconder o sol por alguns momentos, dando início a procissão que este ano teve como lema 'Maria, a primeira entre os humildes e pobres servos do senhor'.
“Tantas coisas as vezes rompem nossa paz, quantas vezes somos atribulados, passamos turbulências, mas com nossa mãe sabemos que nada há de nos vencer. Ela trás em seu ventre materno a esperança, e a esperança tem um nome e um rosto: Jesus Criato”, disse o bispo, encorajando a procissão a dar os primeiros passos com alegria.
Colocada numa berlinda repleta de rosas e lírios, a imagem de Nossa Senhora do Ó, que se distingue das demais por mostrar a mãe de Jesus Cristo ainda gestante, recebeu muitas homenagens emocionantes durante seu trajeto até o Santuário. Os feirantes do Mercado Municipal do Chapéu Virado foram os primeiros a louvar a padroeira dos católicos de Mosqueiro, seguidos pelo 25º Batalhão da Polícia Militar, diversos comerciantes e, por fim, a Escola de Samba Pele Vermelha, que organizou um lindo batuque para a passagem da santa, com crianças e adultos a tocar e cantar em louvor.
Após aproximadamente 3h de caminhada, a procissão chegou à Paróquia Santuário, onde uma multidão também a aguardava. Segundo a Defesa Civil e a Polícia Militar, o Círio de Mosqueiro reuniu cerca de dez mil pessoas nas ruas do distrito. A santa chegou ao Santuário às 11h15, sendo recebida pelo forte badalar dos sinos da igreja, momento onde foi possível ouvir um breve silêncio na multidão, que aproveitou o final do percurso para reafirmar as preces.
Com informações de O Liberal
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.