15/06/2022 às 14h19min - Atualizada em 15/06/2022 às 14h19min

Artistas do bairro do Barreiro, em Belém, participam de evento realizado por projeto que une arte e cidadania

Programação terá apresentações culturais e exibição de webdocumentário sobre artistas da periferia da capital paraense

Redação
Com informações de Projeto Rádio Margarida

Laura Sena é uma das artistas do Barreiro e está no webdocumentário. Na foto, a dançarina e coreógrafa está ao lado do grupo Pará Caboclo que está no evento amanhã (16).
O ato-show e a mostra cultural no bairro do Barreiro, em Belém, estão marcados para amanhã (16). A programação contará com apresentações artísticas de música, dança, performances teatrais, relatos de experiência, exibição de vídeo e fotos varais. 

Na programação, será exibido também o webdocumentário produzido pela Rádio Margarida que apresenta a história e o trabalho de seis artistas da periferia de Belém: Laura Sena, Awazônia e Núcleo Sociocultural e Ambiental São Joaquim, representado pelo músico Manoel Fonseca, do Barreiro; e Carol Magno, Ordep e Samu Periférico, do Jurunas. 




O evento é a culminância das atividades do projeto “Artecidad(e)ania: web em movimento”, produzido pela ONG Rádio Margarida, com o patrocínio da Equatorial Energia por meio da Lei Semear, do Governo do Pará. 

Visibilidade para a arte da periferia

De acordo com Eugênia Melo, coordenadora do Artecidad(e)ania, levar essa programação para o bairro é uma forma não só de reconhecer a importância dessa produção cultural periférica, mas também de fortalecer a identidade cultural dos artistas. “Em contraponto ao que é divulgado nas mídias, queremos mostrar que, para além da violência, existe arte e cultura que precisam ser difundidas entre a comunidade e fora dela”, comenta a coordenadora.

Para Awazônia, morador do Barreiro e um dos protagonistas do webdoc, esta produção expandiu o alcance do seu trabalho, levando para outros lugares e pessoas. E o evento será a oportunidade de alcançar ainda outras pessoas do bairro. “Foi um documentário muito bonito. Gratidão pelo espaço, pela troca, pela oportunidade de fala. Com o evento, a gente vai poder mostrar para as pessoas do bairro quem são esses artistas, porque às vezes nem todos tiveram seus trabalhos conhecidos por todas as pessoas da comunidade”, comenta o artista.



Os artistas do webdoc estão participando da construção do evento, que contará com a participação de outros artistas do bairro. “Com isso a gente busca incluir esses fazedores de cultura no processo de construção, realizando um trabalho coletivo e fortalecendo o seu protagonismo”, explica Eugênia.

Projeto que integra arte e cidadania

O Projeto "Artecidad(e)ania - Web em Movimento" tem como objetivo promover a cultura, a cidadania e o protagonismo de jovens de bairros da periferia da capital paraense. O projeto também realizou oficinas de produção multimídia com jovens de 16 a 21 anos do Jurunas e Barreiro. 

Ainda este mês, também será realizada uma programação no Jurunas, outro bairro contemplado pelo projeto.

Todo trabalho de produção do webdocumentário com seis artistas da periferia pode ser conferido neste link http://radiomargarida.org.br/webdoc/ 

Serviço

Projeto Artecidad(e)ania realiza evento cultural com artistas do Barreiro
Programação terá música, teatro, danças regionais, poesia, fotografia e cinema.
Data: 16 de junho (quinta).
Horário: Das 17h às 21h.
Endereço: Av. Independência (Rua do Canal São Joaquim), entre Rua Mirandinha e Passagem Caju - Barreiro. 
Atrações confirmadas: Grupo Parafolclórico Pará Caboclo, Grupo de Cultura Grão Pará, Awazônia, Grupo Regional Carimbó do Seu Nezinho.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp