06/12/2023 às 12h30min - Atualizada em 06/12/2023 às 12h45min

VÍDEO: Saiba os riscos de nadar em canal, como fizeram os jovens na Antônio Baena, em Belém

No canal da Antônio Baena com a Pedro Miranda, no bairro da Pedreira, jovens foram flagrados nadando no local.

Da redação

Reprodução/Redes sociais
Com o temporal que caiu nesta terça-feira, 5, na grande Belém, vários bairros da capital ficaram alagados. No canal da Antônio Baena com a Pedro Miranda, no bairro da Pedreira, jovens foram flagrados nadando no local. Acontece que esse ato pode trazer sérios problemas pra a saúde humana.

Nos canais passam toda a água dos esgotos das casas e essa água é muito contaminada. Há doenças causadas ao entrar em contato com a água, as principais são: amebíase, giardíase, gastroenterite, febre tifoide e paratifoide, hepatite infecciosa (Hepatite A e E), cólera e a leptospirose, transmitida pela urina de ratos e outros animais. Indiretamente, a água também está ligada à transmissão de verminoses, como esquistossomose, ascaridíase, teníase, oxiuríase e ancilostomíase.

LEIA TAMBÉM: Ministro de Lula fecha contrato de R$ 2,7 bilhões com organização sem fiscalização


De acordo com o blog Imunizadora Hoffmann que fala sobre qualidade da água e controle de pragas existem dezenas de infecções por água contaminada, tecnicamente chamadas de doenças por veiculação hídrica.

Segundo levantamento do Instituto Trata Brasil, o país registrou 273.403 internações por problemas desse tipo somente em 2019, uma média de 13,01 casos a cada 10 mil habitantes. No total, essas enfermidades levaram a 2.734 mortes naquele ano.

Confira vídeo:

 
As infecções por veiculação hídrica podem acometer a população de diferentes maneiras, inclusive:

– Contato com água imprópria durante uma enchente;

– Consumo de água que não foi tratada;

– Ingestão de alimentos cultivados ou preparados com essa água.

Sintomas que indicam ingestão de água contaminada

Cada doença por veiculação hídrica tem uma forma específica de contágio, além de sintomas que variam bastante. Ainda assim, existe um conjunto de sinais que podem indicar infecção por água contaminada. Veja os seguintes aspectos na sua saúde:

Náuseas e enjoo;
Vômitos;
Dor abdominal ou cólicas intestinais;
Diarreia;
Urgência para ir ao banheiro;
Dores pelo corpo;
Perda de apetite;
Febre.

Esses são sintomas genéricos que costumam estar associados a males por contato com água contaminada. Portanto, se você ou alguém de sua família apresentar esse quadro de saúde por alguns dias, procure o serviço médico mais próximo.

Com informações de Roma News

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp