11/06/2022 às 16h30min - Atualizada em 11/06/2022 às 16h30min

As festas tradicionais da época de São João agitam municípios e a capital paraense durante o mês mais festivo do ano

Em Belém, o domingo (12) será marcado pelo primeiro arrastão do Arraial do Pavulagem 2022

Mayron Gouvêa

Tem alegria por todo canto, é São João! Hora de levantar os braços e sorrir para o mês mais gostoso do ano (Crédito: Agência Belém/Comus).

Os preparativos para o 1º Arrastão do Pavulagem neste domingo (12) começaram na última quinta-feira com o ensaio geral e seguiram com a levantação do mastro. Amanhã, o encontro está marcado para às 8 horas com concentração na praça da República, no bairro da Campina. Em seguida, uma roda cantada começa às 09h. O cortejo sai às 10h, com chegada na praça dos Estivadores às 11h, onde a banda do Arraial do Pavulagem apresentará, em frente à sede do Instituto Arraial do Pavulagem, um repertório cheio de sucessos e com participações especiais. 

 

Segundo os organizadores do Arraial do Pavulagem, o trajeto é o mesmo adotado em 2019, e a programação encerra às 14h. Os arrastões nas ruas de Belém acontecem: 12, 19, 26 de junho e 03 de julho.

 

Santa Izabel 

 

O famoso "Rastapé Izabelense" promete ser o maior de todos os tempos. Por lá, tem concurso de quadrilhas no dia 16 (quinta-feira); no dia 17 (sexta-feira) a festa é com Viviane Batidão, Banda Warilou e mais músicos; no dia 18 (sábado) tem mais concurso de quadrilha e show com Mahrco Monteiro e no domingo (19) tem Fruto Sensual e Pinduca entre as atrações. Como se pode ver, em Santa Izabel, a chinela vai arrastar com muita diversão, cultura e forró.

 

Curuçá

 

O "Arraiá da Terra do Folclore" já começou, mas ainda tem programação no dia 17 com show de Sabino do Acordeon e dia 24 com show Foli Brasil, sempre a partir das 16 horas, na praça de Contemplação do Pit, na orla da cidade. A festa por lá, promete ainda apresentações de grupos folclóricos, brincadeiras e vendas de comidas típicas.

 

Castanhal 

 

Na cidade modelo, a festa foi aberta oficialmente no 1º dia do mês com apresentação da Banda 28 de janeiro e do Boi na praça da Matriz de São José que abriu passagem à chegada do mês de junho e dos festejos do período.

 

A programação foi o pontapé para as festas tradicionais do XVIII Festival de Cultura Junina, que acontecerá na praça do Estrela, no período de 22 a 25 de junho, com apresentações de quadrilhas, exposições, shows e escolha de miss caipira.

“Após dois anos sem o festival de cultura junina, estamos felizes em retornar com a programação na praça do Estrela, com muitas atrações”, disse o coordenador de Cultura do município, Thiago Cardoso.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp