Lionel Messi recebeu a Bola de Ouro pela oitava vez em sua carreira, com 68 jogos, 47 gols e 29 assistências na temporada de 2022/2023. O jogador argentino, que atualmente atua no Inter Miami, tornou-se o primeiro atleta a conquistar a Bola de Ouro sem estar em um clube europeu, marcando um marco na Major League Soccer (MLS) dos Estados Unidos.
Na temporada 2022/2023, Messi conquistou a Copa do Mundo de 2022, a Finalíssima Intercontinental de 2022, o Campeonato Francês e a Supercopa da França. Ele é o maior vencedor da Bola de Ouro, entregue pela France Football. Erling Haaland, da Noruega, e Kylian Mbappé, da França, completaram o pódio da competição.
Haaland, que representa o Manchester City e a Seleção Norueguesa, foi campeão da Champions League, Premier League e Copa da Inglaterra na temporada, marcando 55 gols em 55 jogos. Mbappé, por sua vez, foi vice-campeão da Copa do Mundo de 2022, conquistando o Campeonato Francês e a Supercopa da França, com 56 gols e 14 assistências em 60 partidas.
Vinícius Jr., o único brasileiro na corrida pela Bola de Ouro, ficou em sexto lugar na competição individual. Ele conquistou o Mundial de Clubes, a Supercopa Europeia e a Copa do Rei na temporada, com 22 gols e 21 assistências em 60 jogos pelo Real Madrid.
Apesar de não ter alcançado o top 3 na premiação, Vinícius Jr. recebeu o Prêmio Sócrates pelo seu trabalho no Instituto Vini Jr., que destinou cerca de R$ 1,3 milhão a causas sociais entre 2022 e 2023 e planeja um orçamento ainda maior para 2024.
Com informações de Ge
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.