Paula Furtado, aos 42 anos e usando manequim 52, está pronta para representar o estado do Pará no Miss Brasil Sou Gordinha Sim 2023, o maior evento plus size virtual do momento. Com a determinação de mostrar que a beleza não pode ser definida por um número na balança ou pelo tamanho da roupa, Paula acredita que o verdadeiro valor está no conteúdo, na inteligência e na capacidade de se conectar com pessoas de diversas origens e experiências. Para ela, o papel de uma Miss transcende as passarelas e fotos, pois ela é uma embaixadora cultural, uma voz para as minorias e uma defensora das causas sociais.
Paula Furtado destaca que está ali para celebrar a diversidade e lembrar a todos que a verdadeira beleza se manifesta em todas as formas, tamanhos e cores. Ela ressalta que as mulheres reais não se encaixam em uma única caixa de estereótipos.
Para Paula, o concurso também é uma forma de apresenta o Pará para outras pessoas do Brasil. "Pra mim é uma honra representar o Pará, porque o Brasil não conhece a riqueza que temos, riqueza cultural, gastronômica, paisagens, a religiosidade, as pessoas. Eu sou apaixonada por Belém desde menina e quero que o Brasil conheça e reconheça essa parte tão importante do País", afirmou.
O concurso Miss Brasil Sou Gordinha Sim 2023 foi idealizado pela influenciadora digital Helena Custodio, criadora da página "Sou Gordinha Sim Oficial" no Instagram e no Facebook, que luta contra a gordofobia e o preconceito há 15 anos. Helena é uma palestrante de autoestima, consultora de moda e uma das primeiras modelos plus size do Brasil. Desde 2008, ela utiliza a internet como uma ferramenta para empoderar mulheres com peso acima da média.
Este concurso destaca-se por não ser restrito a um único padrão de beleza. Mulheres de todas as idades e alturas podem participar, desde que usem manequim acima do 44, refletindo a realidade da população brasileira, onde mais de 60% das pessoas estão acima do peso.
O objetivo do Miss Brasil Sou Gordinha Sim não é apenas eleger a mulher plus size mais bonita do Brasil, mas também elevar a autoestima, o amor próprio e ensinar a importância de se amar e cuidar da saúde.
Diniz Ferreira, da empresa A199, e Helena Custodio estão determinados a combater a indústria de vestuário que, por muito tempo, ignorou a existência de pessoas gordas. Este concurso é uma declaração de que a inclusão é essencial e que a diversidade deve ser celebrada.
O Miss Brasil Sou Gordinha Sim não promove a apologia à obesidade, mas sim a mensagem de que as mulheres plus size podem ser bonitas, saudáveis e felizes. A inclusão ainda tem um longo caminho a percorrer, mas cada pequeno passo conta.
A quarta edição do Miss Brasil Sou Gordinha Sim acontece anualmente e tem como missão inspirar outras mulheres a se orgulharem de quem são, enfatizando que a beleza está em todas, independentemente do peso. O encerramento do concurso será transmitido no canal do YouTube "Sou Gordinha Sim" em 12 de novembro, às 20:00.
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.