18/10/2023 às 13h29min - Atualizada em 18/10/2023 às 13h30min

Helder convida Papa Francisco para vir a Belém na COP30

Nesta quarta-feira (18) Helder e Dom Alberto terão uma audiência privada com o Papa Francisco, no Vaticano, para que seja formalizado o pedido para que o líder da igreja católica venha até Belém antes da COP 30.

Da redação

Reprodução
O Governador do Pará Helder Barbalho participou, nesta quarta-feira (18), de um encontro com o papa Francisco, no Vaticano. O chefe do Executivo Estadual convidou o sumo pontífice a visitar Belém durante um evento religioso que irá ocorrer antes da Conferência das Partes, a COP 30, que será realizada em novembro de 2025, e conheça o que tem sido feito pelo Pará em prol da preservação da floresta amazônica.

Ao lado do arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, o governador do Pará ressaltou que a visita do líder da igreja católica ao Pará será exemplo e importante gesto para a região, em um momento em que a agenda climática é cada vez mais crucial.

Israel nega bombardeio a hospital de Gaza e acusa Jihad Islâmica


“É uma grande honra representar o Pará, a Amazônia e o Brasil e encontrar o Santo Padre e falar sobre a Amazônia. Ele que tanto tem demonstrado a sua preocupação com as urgências climáticas para cuidar das pessoas que vivem na nossa região e o chamamento para cuidar das pessoas que vivem em nossa região. E aqui, tive a oportunidade de convidá-lo, junto com Dom Alberto Taveira, nosso arcebispo metropolitano de Belém, para que o Papa Francisco possa ir à Amazônia dialogar com os amazônidas e com os nossos povos tradicionais, para que possamos construir juntos uma Amazônia sustentável, que cuide da floresta, do clima e das pessoas”, disse o governador.

“Momento muito emocionante de poder falar com o Santo Padre sobre a Amazônia, sobre a floresta, mostrar aquilo que estamos realizando para preservar o meio ambiente e cuidar das pessoas, conhecendo a nossa realidade e construindo conosco as soluções. Com a mobilização do Santo Padre, teremos uma Amazônia cada vez mais forte e um Brasil vitorioso”, destacou Helder Barbalho.

 

CONVITE

Na ocasião, o chefe do Executivo Estadual presenteou o pontífice com uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira dos paraenses, feita exclusivamente para o Círio 2023. A imagem tem 25 cm de altura, 20 cm de largura e 12 cm de profundidade, é feita de argila líquida extraída da ilha de Caratateua, no distrito de Outeiro, em Belém, e contém ainda barro terracota, encontrado no município de Santo Antônio do Tauá.

Coberta por um manto que traz o grafismo de escorpião, presente na cultura marajoara, a produção de cerâmica traz inúmeras referências que esbanjam criatividade e inovação.

O governador também presenteou a autoridade máxima da igreja católica com 1,5 cm da corda utilizada no Círio deste ano, fabricada no Pará pela primeira vez em 231 anos de festividade religiosa, e também com o Livro do Círio, publicação de 220 páginas que retrata as procissões, história, cultura, arte, gastronomia e eventos da maior manifestação de fé católica do Brasil.

EXPECTATIVA

A COP 30 em Belém vai iniciar no dia 10 de novembro de 2025 e seguirá até o dia 21. Lideranças governamentais do mundo todo estarão na capital Paraense para o evento.

Com informações de Diário do Pará

COMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp