No próximo domingo, 5, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em Belém, no Portal da Amazônia, será realizada a programação "A Amazônia é agora" em alusão aos 50 anos da data.
A partir das 16h, os artistas DJ Meury, Arraial do Pavulagem, Nic Dias, Afro Axé Dudu e Jeff Moraes sobem em um trio elétrico montado na orla.
O evento é uma realização da Psica Produções e faz parte de um ciclo de programações, que serão organizadas em, pelo menos, 50 cidades brasileiras.
Dia do Meio Ambiente
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 1972. A data quer chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.
Este ano, a campanha tem como tema “Uma Só Terra”. No Brasil, o debate ganha ainda mais peso, já que, nos primeiros três meses de 2022, a Amazônia Legal registrou o maior número acumulado de alertas de desmatamento da história, segundo o Instituto de Pesquisas Espaciais, o Inpe.
Atrações
Grupo icônico da cultura paraense, O Arraial do Pavulagem traz em suas composições elementos da natureza e do folclore amazônico. Ronaldo Silva, músico e presidente do Instituto Arraial do Pavulagem, destaca a importância do grupo estar presente em um evento que valoriza o meio ambiente. “É importante entender que os tambores, as nossas cores, as nossas fitas, o nosso chapéu bordado, o boi, tudo faz parte de um empenho coletivo para que a gente consiga ter o respeito pela natureza. Trabalhar a sensibilidade de todos nós para que a gente continue respeitando a natureza, preservando o espaço público que nos é cedido”, afirma.
Jeff Moraes, um dos principais nomes da música belenense atual, também traz toda a representatividade da Amazônia em sua arte. Cantando uma Amazônia Preta, com letras sobre sentimentos e resistência, a música de Jeff reúne ritmos como os tambores e o beat.
Por falar em beat, a rapper Nic Dias também é uma das atrações do domingo. Com letras que falam sobre dor, ódio, amor e, acima de tudo, coragem e poder para resistir na periferia do norte brasileiro, a rapper é um dos principais nomes do gênero em Belém.
A primeira Dj mulher a produzir hits no cenário do Tecnomelody, DJ Meury, também se apresentará na programação. A DJ por trás de diversos hits que embalam as festas de aparelhagem no estado pretende animar o público no Portal.
Trazendo como pano de fundo de seu trabalho artístico, a força negra, a banda Afroaxe Dudu completa a programação. O grupo que já existe desde 1987 como bloco afro do Centro de Estudos e Defesa do Negro no Pará, a banda valoriza o patrimônio cultural afro-amazônico em sua forma mais ancestral, utilizando ritmos africanos como o Ijexá.
Toda a programação inicia a partir das 16h no Portal da Amazônia, em Belém.