18/07/2023 às 09h47min - Atualizada em 18/07/2023 às 09h47min

Basílica de Nazaré comemora 100 anos de título basilical com exposição e apresentações musicais; confira a programação

Com programações que visam apresentar as comunidades, ministérios, serviços, pastorais, movimentos e projetos sociais da Basílica Santuário de Nazaré.

Carlos Yury - com informações de Roma News

Jornal Pará Publicidade 790x90

Reprodução / Internet
A Basílica de Nazaré comemora 100 anos de título basilical na quarta-feira, 19, e oferecerá uma programação especial com missas solenes, apresentação das insígnias papais e a II edição da ExpoBasílica.

O evento terá um dia inteiro com programações evangelizadoras e expositoras que visam apresentar as comunidades, ministérios, serviços, pastorais, movimentos e projetos sociais da Basílica Santuário de Nazaré. A missa de abertura acontecerá às 9h, na Basílica Santuário. Após, a programação continuará na Praça Santuário de Nazaré e contará com apresentações musicais e orações. O evento culminará com a missa das 18h.

Oportunidades em órgãos públicos: Confira as vagas com inscrições abertas até o próximo mês


A exposição contará com uma organização em ordem cronológica na qual o público conhecerá a história por trás da Casa da Rainha da Amazônia. Para as crianças, haverá o espaço kids com contação de histórias, brincadeiras e várias outras atividades infantis. Além disso, o evento contará com mais um ambiente, a área de alimentação.

Na missa das 18h, haverá apresentação das insígnias papais que são denominadas Tintinabulo e o Umbela. Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, dará a benção sobre os objetos. As duas insígnias tem suas origens diretamente ligadas ao Papa e procissões.

A umbela tinha como função fornecer sombra ao Santo Padre e protegê-lo do sol. Já o tintinabulo era o anúncio aos fiéis de que o pontífice estava presente na procissão, o objeto sempre a frente da caminhada. Com o decorrer do tempo, os ambos se tornaram símbolos das basílicas, como uma representação da união das igrejas com o vaticano.

“É concedido essas insígnias devido à relevância do nosso templo para a evangelização da região e do Brasil e também por suas ricas características culturais, artísticas e históricas”, explicou Padre Paulo de Tarso Maria Rodrigues. “Não sabemos ao certo se no início da basílica tinha, mas estamos colocando agora para a partir desse momento, do ato de comemorar o centenário, para que a 100 anos estejam ainda as insígnias pontifícias”, disse.

As insígnias ficarão permanentemente dispostas no presbitério da Basílica de Nazaré. Confira a programação completa:

7h: Missa solene com entrada das fotografias dos brasões da umbela. (transmissão pelo Facebook, YouTube e TV Nazaré)
09h: Missa Solene com entrada da Imagem de Nossa Senhora e quadro dos Padres pioneiros. (transmissão pelo Facebook, YouTube e Rede Vida)
10h: Procissão da Imagem Peregrina da Basílica para o altar Central.
10h30 às 11h30: Animação musical.
12h: Santa Missa e apresentação do brasão oficial (transmissão pelo Facebook e YouTube).
12h: Oração do Angelus e Oração do Centenário (na Praça Santuário).
12h15: Oficio da Imaculada Conceição cantado. (na Praça Santuário).
13h às 14h: Animação Musical.
14h: Novena de Santo Antônio Maria Zaccaria. (na Praça Santuário).
15h: Terço da Misericórdia. (na Praça Santuário).
16h: Animação musical.
17h: Apresentação Teatral.
18h: Missa Solene e apresentação das insígnias papais (transmissão pelo Facebook, YouTube e TV Nazaré).
19h: Abraço Luminoso.
20h: Procissão da Imagem Peregrina de volta do Altar central para a Basílica Santuário de Nazaré.

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp