14/07/2023 às 09h19min - Atualizada em 14/07/2023 às 09h19min

Lula escolhe Celso Sabino como novo Ministro do Turismo; nomeação sai em breve

Daniela Carneiro é a segunda ministra a deixar o governo Lula em pouco mais de seis meses.

Carlos Yury

Jornal Pará Publicidade 790x90

Reprodução
Após intensas reuniões e negociações que se estenderam por mais de um mês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, convidou o deputado federal Celso Sabino, do partido União-PA, para assumir o Ministério do Turismo. De acordo com uma nota oficial divulgada pelo Planalto, a nomeação será publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União.

Conforme a nota, o presidente Lula se reuniu na tarde de quinta-feira, dia 13, com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e com o deputado federal Celso Sabino. Durante o encontro, o presidente formalizou o convite a Sabino para assumir a pasta do Turismo, convite este que foi prontamente aceito pelo deputado. A nomeação do novo ministro deverá ser efetivada nos próximos dias, oficializando assim a saída de Daniela Carneiro, atual ocupante do cargo, que retornará ao seu mandato como deputada federal.

Donos de embarcação são presos em flagrante por superlotação em operação no Pará


A nomeação de Celso Sabino era aguardada desde o mês anterior, quando o partido União Brasil intensificou a pressão pela troca no Ministério do Turismo. Vale ressaltar que Daniela Carneiro também é filiada ao União Brasil, mas há especulações de que ela esteja se preparando para migrar para o partido Republicanos. Contudo, essa mudança ainda depende do resultado de uma consulta feita pela deputada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na qual ela solicita a desfiliação da sigla atual sem a perda do mandato.

É importante destacar que Waguinho, marido de Daniela e prefeito de Belford Roxo, já se filiou ao Republicanos e negociou com o presidente Lula a saída de sua esposa do primeiro escalão do governo. Essa movimentação faz parte das estratégias adotadas pelo governo com o intuito de aprimorar a articulação no Congresso Nacional. Lula espera que a nomeação de Celso Sabino garanta um maior apoio e votos do União Brasil na Câmara dos Deputados, assim como ocorreu durante a votação da reforma tributária. Atualmente, o partido possui 59 deputados na Casa.

A troca no Ministério do Turismo representa a segunda mudança realizada por Lula em seu terceiro mandato presidencial, iniciado em janeiro deste ano. O primeiro ministro a ser substituído foi o general da reserva Gonçalves Dias, que deixou o comando do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e foi substituído pelo também general da reserva Marcos Antonio Amaro.

A demissão de Dias ocorreu após a divulgação de gravações das câmeras de segurança do Palácio do Planalto, nas quais o então ministro é visto dentro do edifício durante os ataques golpistas ocorridos em 8 de janeiro.

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp