16/06/2023 às 09h06min - Atualizada em 16/06/2023 às 09h06min

Lula vem a Belém para começar organização para COP-30

Além de Abaetetuba, Lula cumpre agenda em Belém

Carlos Yury - com informações de Agência Brasil

Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai estar em Belém no sábado, 17, para dar início a organização da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP-30, que será realizada em novembro de 2025.

Lula também participa do evento do programa Minha Casa, Minha vida, no próximo sábado, em Abaetetuba, ao lado do ministro das Cidades, Jader Filho. No local, ele participa da entrega de 222 casas do residencial Eduardo Angelim, construídas por meio do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. O governador Helder Barbalho também deve participar da entrega, programada para iniciar às 10h.

A cúpula do clima da ONU será realizada pela primeira vez na Amazônia e o anúncio da escolha da sede brasileira ocorreu no fim de maio.

Polícia Federal faz buscas em endereços de Marcos do Val; redes sociais foram bloqueadas


Programação - Além de participar da cerimônia de anúncio oficial da realização da COP 30 em Belém, Lula vai participar da assinatura da ordem de serviço para início das obras em um residencial do programa Minha Casa, Minha Vida, na praça Pedro Teixeira, no bairro da Campina, em Belém.

Países Amazônicos - No dia 8 de agosto, Belém vai realizar a reunião dos oito países integrantes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). Participam os presidentes de Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Um documento aprovado no encontro será apresentado durante a próxima Assembleia das Nações Unidas, em setembro, em Nova York (EUA).

De 5 a 7 de agosto, nos dias que antecederão a Cúpula dos Países Amazônicos, está prevista uma série de seminários, debates, exposições e manifestações culturais, com participação da sociedade civil, para a formulação de novas estratégias para a região. Essas iniciativas consistirão no que tem sido chamado de Diálogos Amazônicos. Os trabalhos estão sendo coordenados pela Secretaria-Geral da Presidência da República.

Segundo a pasta, haverá cinco sessões plenárias, que deverão gerar relatórios a serem apresentados por cinco representantes da sociedade civil aos líderes dos países amazônicos durante a cúpula. O evento ocorrerá no Hangar Centro de Convenções da Amazônia.

 

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ

Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp