15/03/2023 às 12h11min - Atualizada em 15/03/2023 às 12h11min

Chuvas devem continuar fortes até abril, segundo Semas

Jornal Pará
Com informações da Agência Pará

Jornal Pará Publicidade 790x90

Bruno Cecim/Ag. Pará

As chuvas na Região Metropolitana de Belém (RMB) devem continuar fortes durante o resto do mês de março, segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). Na madrugada da última terça-feira (14), as chuvas ultrapassaram o índice de 80 milímetros. 

 

A previsão para esta quarta-feira, 15, é de uma manhã de céu encoberto a nublado com eventos de chuva. Para a tarde e noite, céu com muitas nuvens e previsão de chuva com intensidade leve a moderada. Em Belém, temperaturas do ar terão máxima de 31°C e mínima de 23ºC, com umidade relativa do ar variando entre 70% e 95%. Ventos fracos a moderados de Nordeste/Sudeste.

 

De acordo com a Gerência de Monitoramento de Tempo, Clima e Eventos Extremos Hidrometeorológicos (Getem) do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico (NMH) da Semas, o total de chuvas registrado na Região Metropolitana de Belém (RMB) desde o dia 1º de março até a manhã desta terça-feira é de 225,7 milímetros, quase a metade da média histórica mensal, que é de aproximadamente 470mm. A média de chuvas para este mês de março tem volume total previsto para mais de 500mm.

 

Entre os dias 15 e 31 de março, os acumulados de chuva devem superar 250mm. A alta das marés também pode agravar os alagamentos em Belém.

 

A previsão da Semas é de que, pelo menos até abril, as chuvas na categoria acima do normal deverão prevalecer na porção norte do estado. O extremo sul do Pará deve oscilar entre chuvas nas categorias normal e abaixo do normal. O acumulado de chuvas registrado no período desde fevereiro até abril, ficará acima do normal e muito acima do normal no extremo norte do Pará e acima do normal entre a porção norte e central do estado. 

 

Na faixa sul, o acumulado do trimestre oscila entre as categorias normal e abaixo do normal. No monitoramento de cheias das principais bacias no estado, o destaque fica para Marabá, que está com nível em torno de 8,30 metros e apresenta categoria de atenção para inundação.

 

Para o restante do Estado, a previsão para esta quarta-feira, 15, é para a região nordeste, manhã com tempo variando entre encoberto e parcialmente nublado e chuva leve. À tarde e à noite, céu nublado a encoberto com previsão de chuva leve a moderada e trovoadas isoladas. Em Nova Esperança do Piriá, temperaturas do ar com máxima de 31ºC e mínima de 23ºC e umidade relativa do ar variando entre 65 a 95%. Ventos fracos a moderados predominantes da direção nordeste.

 

Na região sudeste, manhã, tarde e noite com predominância de céu encoberto com curtos períodos de sol, previsão de chuva a qualquer momento do dia com intensidade variando entre leve e moderada, especialmente nos municípios da porção norte da região.

 

Em Dom Eliseu, temperaturas do ar com máxima de 31ºC e mínima de 23ºC e umidade relativa do ar variando entre 65 a 95%. Ventos fracos a moderados de leste/sudeste. Na região sudoeste, manhã variando entre parcialmente nublado a encoberto com eventos de chuva em áreas isoladas. À tarde e à noite haverá predomínio de céu com muitas nuvens e de chuva leve. No município de Brasil Novo, temperaturas do ar com máxima de 31ºC e mínima de 22ºC e umidade relativa do ar variando entre 65 a 95%. Ventos fracos a moderados predominantes do nordeste.

 

No Baixo Amazonas e na Calha Norte haverá nebulosidade variando entre encoberto e parcialmente nublado, e condições favoráveis à ocorrência de chuva leve a moderada em áreas isoladas o dia todo. À noite, haverá predominância de céu nublado com eventos de chuva leve em áreas isoladas. Em Monte Alegre, temperaturas do ar com máxima de 30ºC e mínima de 24ºC e umidade relativa do ar variando entre 70 a 95%. 

 

Ventos ficarão fracos a moderados de nordeste/sudeste. Já no Marajó, quarta-feira de tempo instável nos turnos da manhã, tarde e noite, predominância de céu encoberto e curtos momentos de sol. Previsão de chuva leve a moderada a qualquer momento do dia. No município de Chaves, temperaturas do ar com máxima de 31ºC e mínima de 24ºC e umidade relativa do ar variando entre 75 a 95%. Ventos fracos a moderados de norte/nordeste.
 

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ


Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp