19/05/2022 às 12h00min - Atualizada em 19/05/2022 às 12h00min

Jurunas é o bairro escolhido para encerramento da 2° Mostra Negra

A artista jurunense Leona Vingativa e a turma do projeto Timbirinhas são as atrações convidadas para a programação aberta ao público, hoje, a partir das 18h, na sede da escola de samba Rancho.

Mayron Gouvêa
Com informações de assessoria de imprensa.

O cinema nos bairros é uma forma de democratizar o acesso à sétima arte e à cultura.

O jurunense que nunca esteve em uma sessão de cinema terá hoje à noite (19), a partir das 18h, a oportunidade de conhecer um pouco do universo cinematográfico. A sede da escola de samba “Rancho Não Posso me Amofinar” será transformada em uma grande sala com direito a telão para a comunidade local. A ação que objetiva democratizar o acesso ao cinema e à cultura faz parte da 2ª Mostra Negra que estimula a produção audiovisual nas periferias de Belém e já esteve em bairros como Guamá, Condor e Terra Firme.


Uma das atrações de hoje no bairro do Jurunas é a Leona Vingativa. Ela é referência como artista negra do audiovisual paraense e por isso reconhece que o protagonismo da juventude negra nas telas é fundamental para a representatividade. "É muito gratificante pra mim poder representar meu bairro onde quer que seja, nos palcos, fazendo meus shows, no teatro, nas telas. O Jurunas é um lugar lindo, e é importante que as pessoas do Jurunas sejam vistas nas telas, não só do Jurunas mas de todas as periferias. Nós precisamos de representatividade para nos sentirmos representados e vistos pela sociedade”, afirma Leona, que fará o encerramento do evento o show que promove.

 

O bairro já foi agraciado pela mostra em novembro do ano passado, quando foi exibida, no Porto do Açaí, a produção “Marighella” do ator e diretor brasileiro Wagner Moura. 

 

Além dos filmes conhecidos do cinema nacional, a iniciativa promovida pela Negritar Filmes e Produções e Gueto Hub tem por finalidade exibir também os filmes produzidos por jovens das periferias, graças do projeto Telas em Movimento, que faz parte do Festival de Cinema das Periferias e Comunidades Tradicionais da Amazônia. “Eu acompanhei a construção e as exibições dos cinemas de rua e quando eu vejo mostras nas periferias, eu fico encantado! Mais ainda quando as pessoas se veem nas telas ou se reconhecem nelas. Isso nos torna mais conscientes e críticos do que nos cerca”, conta Jean Costa, coordenador do Gueto Hub.

 

A programação também contará com a turma do projeto Timbirinhas (de educação e arte) que mobiliza crianças e adolescentes no bairro há 20 anos. “Mostrar o que tem bom no nosso bairro e estimular que outros garotos participem também é muito bom”, ressalta Iramir Miranda, coordenador do projeto.

 

SERVIÇO:

 

Data: 19/05

Horário: 18h

Local: Travessa Honório José dos Santos, 758 - Sede da escola de samba do Rancho - Bairro Jurunas.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp