25/02/2023 às 08h30min - Atualizada em 25/02/2023 às 08h30min
Caixa anuncia suspensão definitiva de empréstimo consignado ao Auxílio Brasil
Jornal Pará
Com informações do G1
Fernando Salles/W9 Press/Estadão Conteúdo A concessão de empréstimos consignados aos beneficiários do programa social Auxílio Brasil, que agora é chamado de Bolsa Família, foi suspensa de forma definitiva pela Caixa Econômica Federal. Em janeiro, o banco já havia suspendido novas contratações para reavaliação de critérios. Depois dos estudos, o “banco decidiu retirar o produto do seu portfólio”.
Para aqueles que já possuem contratos, nada mudará, e as prestações serão pagas por meio de desconto no benefício. "Para os contratos já realizados, nada muda. O pagamento das prestações continua sendo realizado de forma automática, por meio do desconto no benefício, diretamente pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)", destacou o banco em comunicado à imprensa.
A Caixa Econômica Federal não é o único banco que oferece o crédito consignado aos beneficiários do Auxílio Brasil. Existem outras 11 instituições financeiras autorizadas pelo governo a realizar esses empréstimos. No entanto, o Ministério da Cidadania informou que a Caixa é responsável por 80% das contratações, de acordo com um balanço realizado até 1º de novembro.
No início de janeiro, o governo anunciou a inclusão dos endividados do consignado do Auxílio Brasil no programa Desenrola Brasil, que é uma promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para resolver o problema do alto nível de endividamento dos brasileiros.
Parte superior do formulário. ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.