08/02/2023 às 07h59min - Atualizada em 08/02/2023 às 07h59min

Belém vai sediar a "COP das baixadas" entre os dias 9 e 11 de fevereiro

Yuri Siqueira

COP das Baixadas

Belém vai sediar a "COP das baixadas" entre os dias 9 e 11 de fevereiro. O objetivo do evento é dar destaque para as ações de atores, coletivos e organizações de base comunitária das periferias amazônicas quanto à crise climática, assim como aproximar essas periferias das tomadas de decisão a este respeito. O evento terá nos dias 9 e 10  atividades virtuais e o dia 11 de modo presencial. A Usina da Paz Jurunas será o palco do evento neste último dia e tem apoio do Governo do Estado e Prefeitura de Belém, além de reunir diferentes coletivos e organizações da sociedade civil. O evento é gratuito.


A COP das Baixadas é um evento-piloto de conferência do clima feito pela e para a periferia, e que foi construído pelas mãos de organizações comunitárias e coletivos de Belém. O foco principal do evento é o de tornar as discussões, debates e temáticas alcançadas pela crise climática mundial mais próxima do cotidiano das pessoas, em especial dentro das periferias que são, historicamente, as mais atingidas pelos desdobramentos da crise em seu dia a dia. A COP também pretende incentivar o protagonismo dos jovens frente ao ativismo climático, além de chamar a atenção de autoridades públicas sobre a necessidade de debater com as comunidades atingidas por essas mudanças. 

 

Confira abaixo a entrevista completa com a coordenadora do evento, Tayná Silva.

 

Nesta primeira edição, foi definido 3 eixos principais de discussões: Direito à Cidade - Mobilidade, adaptação e políticas públicas; Comunicação - Artivismo e intervenção artística como conscientização nas periferias; e Clima e Sociedade - impactos nas periferias, soberania alimentar, alagamentos, deslizamento e migração; temas que serão abordados a partir de atrações artísticas, debates e feira criativa, a programação é gratuita e aberta para todas as idades e pode ser conferida no instagram.com/copdasbaixadas

 

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ 


Quer ficar bem informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp