07/02/2023 às 18h02min - Atualizada em 07/02/2023 às 18h02min

Circuito Mangueirosa volta a Belém após dois anos

Rafael Miyake

Divulgação/Circuito Mangueirosa

A semana de folia do carnaval já está chegando e a população paraense tem os blocos marcados: O Circuito Mangueirosa volta às ruas de Belém depois de dois anos sem atividades. Com cinco blocos nos dias 18, 19, 20, 21 e 25 de fevereiro, a programação promete muita diversão e festa para toda a população da capital paraense.

 

Serão três momentos distintos: o Pitiú, gratuito, que tem como palco principal o Ver-o-Rio; Revoada, o cortejo também gratuito que seguirá do Pitiú até a Praça Waldemar Henrique; e o Banzeiro, festa fechada e com entrada paga, que acontecerá no Sunrise Lounge Bar. Os ingressos podem ser comprados aqui.

 

Nascido a partir da união de seis produtoras culturais (Bloco Filhos de Glande, Lambada Produções, Mea Chuta, Se Rasgum, Tchau, Tchau, Amor e Toma Tua Pisa) que atuam no estado, o Circuito Mangueirosa tem o objetivo de revitalizar o Carnaval de rua de Belém ao desfilar, de forma gratuita e acessível, cinco blocos que fazem um passeio pela diversidade musical do estado. A primeira edição do Circuito foi em 2019, quando mais de 40 mil brincantes desfilaram em quatro dias de folia.

 

O Circuito foi criado para dar uma opção à população da capital paraense durante o feriado de Carnaval, já que Belém seguia com a tradição do pré-Carnaval e com a saída da população e turistas durante a folia. Para 2023, é esperado um público de mais de 20 mil pessoas nos eventos gratuitos, e mil na festa paga.

 

A programação gratuita terá como palco principal Complexo Ver-o-Rio e conta com o patrocínio da Equatorial Pará via Lei Semear (Fundação Cultural do Pará/Governo do Pará), apoio cultural da Secretaria de Cultura do Estado e apoio institucional da Prefeitura de Belém e Fumbel.

 

Cada data do Circuito é composta por um bloco de carnaval. No dia 18 de fevereiro, quem irá comandar a folia é o Bloco Lambateria. Já no dia 19, domingo, quem assume é o Bloco Toma Tua Pisa, que faz sua estreia no Circuito. No dia 20, é a vez do Bloco Lucha Libre; na Terça-feira Gorda, dia 21, o tradicional Bloco Filhos de Glande.

 

A novidade deste ano é o Bloco 'Tchau, Tchau, Amor', que vai desfilar no sábado seguinte, 25 de fevereiro, com uma programação de ressaca do Carnaval.

 

O Circuito contará com a parceria do projeto E+ Reciclagem, da Equatorial Pará, em que as pessoas vão poder trocar 5 copos de plástico grandes por um copo ECO. O Circuito também oferecerá equipe de segurança para garantir que a folia seja tranquila para todos, bem como para salvaguardar os espaços públicos, além de campanhas contra o assédio, conscientização ambiental e uso de preservativo.

 

PROGRAMAÇÃO INFANTIL - No dia 11 de fevereiro, das 9h às 13 horas, a usina da Paz do Guamá vai receber o Mangueirosinha, bailinho de carnaval infantil que terá como atrações os DJs Rebarbada e Blue, além de oficina de brinquedos com materiais reciclados e atividades e brincadeiras com arte educadores durante toda a programação. A programação é gratuita e aberta à comunidade.

Confira a programação completa na rede social do Circuito Mangueirosa:


 

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ


Quer ficar bem informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp