A secretaria de Segurança Pública do Pará (SEGUP) divulgou os números das ações e do combate ao crime no estado. Entre 2019 e 2022, a maior redução foi a de crimes violentos intencionais, quase 45% a menos que em 2018, em números absolutos, 1.750 vidas foram preservadas. A redução dos crimes violentos intencionais de 5% superou a meta estabelecida pelo Ministério da Justiça, que era de 3,5%, e do Plano Estadual de Segurança Pública, de 4% em relação ao ano de 2021.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Uálame Machado, os números positivos mostram o esforço do governo em melhorar a vida da população em relação à segurança. “Neste primeiro governo, focamos na diminuição da violência, melhoramos bastante, mas ainda temos muito trabalho pela frente”, complementa o secretário da pasta.
Confira abaixo a entrevista com o Secretário de Segurança Pública, Uálame Machado.
A comerciante, Mara Sampaio, moradora do bairro do Jurunas, evitava sair de noite por conta do alto índice de roubos na localidade. “Por muito tempo tive medo de sair de casa, mas aqui na minha rua, sempre tem PM fazendo a ronda. Eu me sinto mais segura hoje”, afirma a moradora do Jurunas.
Pará teve redução em crimes de feminicídios em 2022 - leia aqui.
Outros números apresentados foram a redução dos roubos contra patrimônios que teve uma diminuição de quase 50% e roubos contra pessoas de quase 60% durante os 4 últimos anos.
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.