15/12/2022 às 19h14min - Atualizada em 15/12/2022 às 19h14min
Quer abrir um negócio? Saiba como começar a empreender em 2023
Luciana Carvalho, estagiária sob supervisão do jornalista Yuri Maia.
Claudimir Matos, especialista em Administração Estratégica e professor de gestão. Foto: Divulgação Empreender é um caminho que pode trazer realização profissional e sucesso financeiro, além disso, acaba sendo um caminho de muitas pessoas que não encontram oportunidades no mercado de trabalho. No entanto, para tirar o sonho do papel e transformar em realidade é preciso seguir alguns passos que garantam a sobrevivência do negócio. De acordo com o do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), uma em cada cinco empresas fecha as portas em menos de um ano de operação no Brasil.
“Empreender traz a oportunidade de gerar valor para a sociedade por meio de suas experiências, por meio de suas competências e expectativas formatadas em um modelo de negócio. Mas quem busca mais tempo no empreendedorismo está muito enganado, na verdade, empreender significa dedicar de si mais do que o normal, muito mais do que como um emprego normal, por assim dizer”, explica o especialista em Administração Estratégica e professor de gestão, Claudimir Matos
O professor afirma que vários conceitos podem ser encontrados para definir o que é empreender. Contudo, segundo ele, em poucas palavras pode-se conceituar o “empreender” como iniciar algo novo, enxergar possibilidades que outros não estão vendo, sair da zona de conforto e transformar suas ideias e sonhos em realidade.
Claudimir lembra que a capacitação também permite ao empresário realizar uma série de estudos que vão auxiliar na prosperidade da empresa, como por exemplo, a confecção de um plano de negócio, que ajudará a visualizar a viabilidade do empreendimento mesmo antes que ele aconteça. Além da realização de um estudo de mercado para analisar o público-alvo do negócio, bem como o plano de marketing, que verificará a melhor maneira de se comunicar com o cliente.
“Vale destacar que além das hard skills (formação técnica), também devemos lembrar das chamadas soft skills (habilidades comportamentais) que farão total diferença na condução do negócio.” afirma o professor.
O especialista preparou quatro dicas para quem quer tirar o projeto do papel em 2023:
1 - Entenda o potencial do mercado digital e como ele pode revolucionar o seu negócio
Muita gente ainda é cética com as possibilidades de expansão do negócio por meio de redes sociais. Ter um perfil nas redes não necessariamente significa trazer mais clientes. Colocar cardápio do restaurante no seu instagram por si só não traz mais venda, isso pode servir como uma parte da estratégia, mas não como a estratégia completa. Por isso, a primeira dica é entender como as redes sociais podem alavancar o seu negócio.
2 - Saia da zona de conforto do seu negócio
Tente atrelar mais serviços ao que você oferece. Exemplo: um barbeiro pode trabalhar como consultor na abertura de outras barbearias, pode ensinar em cursos livres novas técnicas do ramo, além de criar a sua própria marca de produtos de beleza. Quanto mais produtos e serviços estiverem relacionados à sua marca, melhor será a possibilidade de geração de renda com a sua marca.
3 – Invista forte no delivery
Essa é uma atuação que explodiu na pandemia e continuará em forte expansão ainda em 2023, muito devido às novas rotinas criadas nos últimos 2 anos. Muitos negócios atualmente, principalmente no ramo da alimentação, já atuam sem a necessidade de pontos físicos abertos ao público. Dark Kitchen é um conceito onde os funcionários de um restaurante preparam refeições exclusivamente para o serviço de delivery, não possuindo loja com mesas e cadeiras. O delivery continuará em alta em 2023.
4 – Pense no cliente
Pense se o que você está fazendo gera algum valor ou faz alguma diferença para quem você quer vender. Grandes marcas fecharam porque não prestaram atenção às mudanças dos hábitos dos seus clientes, influenciados pela modernidade e pela globalização. Entender as expectativas e tratar bem o seu cliente é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio. Se sua empresa não muda com o mundo ela fica para trás, por isso faça pesquisas frequentemente, se coloque no lugar do cliente, seja receptivo às críticas, interaja com o público e entenda a jornada do consumidor.