06/12/2022 às 17h09min - Atualizada em 06/12/2022 às 17h09min
Teatro Nazareno Tourinho é inaugurado em Belém
Luciana Carvalho, estagiária sob supervisão do jornalista Yuri Maia.
Mácio Ferreira / Ag Belém Nesta terça-feira (06) um novo espaço de arte e cultura foi inaugurado em Belém: o Teatro Popular Nazareno Tourinho. O novo espaço cultural fica localizado na Cidade Velha e vai oferecer programações gratuitas para a população e fomentar, por meio de editais, o trabalho de artistas locais em um espaço versátil e que tem a possibilidade de abrigar tanto peças teatrais, quanto exposições e outras manifestações culturais.
A data escolhida para a inauguração remete à data de nascimento do teatrólogo Nazareno Tourinho. Neste ano ele completaria 88 anos de idade. Além de autor e dramaturgo, Nazareno foi membro da Academia Paraense de Letras e teve quase 30 obras publicadas.
A homenagem é um reconhecimento merecido: Nazareno foi um grande autor e dramaturgo, membro da Academia Paraense de Letras (APL), que teve quase 30 obras publicadas, inclusive em outros idiomas. Suas obras destacam a relação do homem com a cidade e as diferenças sociais.
Filho de Nazareno Tourinho, o atual reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Tourinho, se emociou em poder ver inaugurado o teatro popular com o nome de seu pai. "Nazareno Torurinho era uma pessoa do povo, que gostava de escrever as coisas do povo do Pará e sobre as grandes questões que afligem as pessoas mais pobres do nosso estado. Ele sempre desejou muito construir um teatro popular. Esse sonho dele se realiza com esse teatro implantado pela Prefeitura de Belém. É uma homenagem muito bonita" , afirma Emmanuel Tourinho.
Revitalização
O Teatro Nazareno Tourinho ficará localizado na antiga Casa Amarela, que estava sem uso. Segundo a Fundação Cultural de Belém (Fumbel), o valor da obra é de R$ 98.699,70. O teatro recebeu manutenção e revitalização, nas quais foi feita toda a pintura interna e externa do ambiente, além da troca da iluminação e da estrutura elétrica.
"O local tem uma importância ímpar no valor da história e na memória de Belém. O teatro passou por pinturas internas e externas, mantendo as características atuais e uma revitalização em toda a parte de iluminação, para que as obras estejam contempladas e possam ser vistas pela sociedade da melhor forma’’, afirma a coordenadora do Departamento de Patrimônio Histórico da Seurb, Débora Leite.