05/05/2022 às 19h25min - Atualizada em 05/05/2022 às 19h25min

Banda paraense, Joana Marte, lança álbum de rock alternativo nesta sexta-feira

“Afeto e Desapego” é o segundo álbum do trio de músicos paraenses

Fernando Moura

Foto: Denys Costa
Envolvido em intimidade desde a composição à gravação e produção, "Afeto e Desapego”, novo trabalho da banda Joana Marte, apresenta a vulnerabilidade, o processo de cura e a projeção de novos horizontes em uma roupagem indie-brasileira focada na canção. O novo álbum será lançado a partir da meia noite desta sexta-feira, dia 06, em todas as plataformas de músicas.

Desde 2018 o trio de músicos paraenses vem construindo o repertório de seu segundo disco de estúdio, com o baterista Bruno Azevedo consolidando-se como o principal compositor do novo trabalho, no qual assina canções como: "Flor", "Egresso" e "Solidão a Dois". Ao seu lado, Rubens Guilhon, vocalista e guitarrista, também assina três das dez músicas: "Vai Vendo", "Pra Gente Acontecer" e "Bagunçado".


Juntamente com o baixista Leonardo Chaves, a banda paraense se permitiu caminhar por novas sonoridades e abordagens após seu primeiro álbum, "De Outro Lugar" (2018), distanciando-se da psicodelia e se aproximando de ritmos brasileiros como samba, maracatu, bossa nova e nova MPB, sem deixar de lado o rock alternativo que moldou a identidade musical de cada integrante.

Além da formação clássica de voz, guitarra, baixo e bateria, os arranjos de sopro, cordas e percussão destacam-se na sonoridade geral do álbum. Nos metais, o trio carioca que já acompanhou artistas como Gilberto Gil, Gal Costa, Adriana Calcanhotto e mais recentemente a banda Bala Desejo: Diogo Gomes, Marlon Sette e Jorge Continentino; no violino, o multi-instrumentista paraense Luiz Pardal; e na percussão o percussionista soteropolitano, Aquim Sacramento.

Determinante no resultado, a quarentena imposta pela pandemia da Covid-19 levou o disco inteiro, exceto pela bateria, a ser gravado a distância, cada membro em sua casa, isolado, o que propiciou um olhar mais íntimo e particular de cada músico sobre seu instrumento e arranjo.

Com 10 faixas e aproximadamente 33 minutos de duração, o álbum conta com produção da própria banda e mixagem e masterização por Nico Braganholo (Nico Studio-PR), exceto pela faixa "Egresso", mixada por Gui Jesus Toledo (Estúdio Canoa-RJ) e masterizada por Kleber Chaar (Fabrika Studio-PA).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp