18/11/2022 às 17h04min - Atualizada em 18/11/2022 às 17h04min
Liniker se torna primeira artista trans brasileira a ganhar um Grammy
Rafael Miyake, estagiário, sob supervisão de Yuri Siqueira, jornalista
G1
David Becker/Getty Images via AFP A cantora Liniker se tornou a primeira artista transgênero brasileira a vencer um prêmio no Grammy Latino. Na noite desta quinta-feira (17), a artista foi premiada pelo álbum “Indigo Borboleta Anil”, na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira (MPB).
O Grammy Awards é a principal premiação de música do mundo. Com cerimônias anuais desde 1959, o Grammy premia os artistas e técnicos que mais se destacaram nas suas áreas dentro do mundo da música. 41 anos depois, em 2000, foi criado o Grammy Latino, após a Academia de Gravação, instituição responsável pelo prêmio, entender que o universo musical latino era grande demais para o Grammy.
O Grammy Latino premia músicas em espanhol e português, gravados na América Latina, Espanha, Portugal e Estados Unidos.
Nas redes sociais, Liniker agradeceu pelo prêmio, e foi parabenizada por personalidades, como o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. “Esse prêmio é resultado de muita dedicação, trabalho e um time maravilhoso que construíram tudo isso comigo”. Em seu discurso, durante a premiação, a artista, em espanhol, reafirmou ser a primeira artista trans brasileira a vencer o gramofone de ouro. "Muito obrigada a toda minha equipe que esteve comigo desde o começo, sonhando junto comigo. Estou muito feliz".
Confira o discurso completo: