Será realizado, entre os dias 11 e 13 de novembro, no Ponto de Cultura ACena, em Icoaraci, o I Carimbó ACena Fest, iniciativa da Associação Cultural e Esportiva de Negros, Negras e Afrodescendentes da Amazônia (ACENA). O festival vai reunir, em três dias de apresentações, mais de 20 grupos e bandas de carimbó.
Serão homenageados no evento o Mestre Damasceno, do Marajó, Claudete Tijupá, de Marapanim, e Lourival Igarapé, do Paracuri.
Grupos como Africanos de Icoaraci, Carimbó da Maria, Coletivo Tamborimbó e Grupo de Expressões Parafolclóricas Uirapuru estão no line-up que reúne grupos tradicionais e também aqueles que tocam com instrumentos plugados ou incomuns ao ritmo, como a guitarra e a bateria.
A organização completa 10 anos em 2022. O ACENA já atuou em outros locais fora da Região Metropolitana de Belém, como na comunidade quilombola Itancoã Miri, no município do Acará, e no Marajó, em Cachoeira do Arari.
O Festival contempla bate papo com os mestres e mestras, oficinas de percussão e produção cultural. O ponto de cultura realiza trimestralmente o Tamborimbó, uma roda de tambor e carimbó, que já está na sua décima sexta edição.
Este projeto é patrocinado por emenda parlamentar do então Deputado Federal Edmilson Rodrigues, com o apoio institucional da FADESP, EMUFPA, PROEX, UFPA, Ministério da Educação e Governo Federal.
Programação completa e mais informações podem ser acessados no instagram da organização.