03/11/2022 às 17h45min - Atualizada em 03/11/2022 às 17h45min

Governo do Pará autoriza o início das obras do Museu da Consciência Negra

Luciana Carvalho, estagiária da Redação sob supervisão do jornalista Yuri Siqueira.

Marco Santos / Ag.Pará
Nesta quinta-feira (3), o governador, Helder Barbalho, assinou a ordem de serviço que autoriza o início das obras para a construção do Museu da Consciência Negra, em Belém. O ato aconteceu na Igreja de Santo Alexandre, no Museu de Arte Sacra, durante a abertura da programação do Preamar da Consciência Negra.

O evento faz parte da série de programações gratuitas para celebrar o mês da Consciência Negra e teve apresentação da Banda Kanda, formada pela Associação de Discentes Quilombolas da Universidade Federal do Pará (UFPA). A expectativa é de que o museu seja entregue em um prazo de 12 meses, a data prevista de inauguração é o dia 20 de novembro de 2023. O espaço funcionará como um ambiente para o debate e educação, não apenas para exposição, e contará com um acervo pensado para a valorização das culturas originárias e ancestrais africanas do Estado. 


Durante o evento, o governador garantiu que a entrega do equipamento está agendada para 20 de novembro de 2023. “O Museu da Consciência Negra representa a consolidação do reconhecimento, de história, e de luta das conquistas que negras e negros deste Estado proporcionam ao Pará, e que possamos cada vez mais assegurar políticas de igualdade, de inclusão, de respeito, de reconhecimento e o Governo do Pará se compromete com estas ações que vão além da estrutura física de um museu, mas acima de tudo de garantir de maneira transversal políticas públicas que permitam e assegurem direitos a negras e negros paraenses", afirmou o governador

Participaram da solenidade representantes do movimento negro no Pará, como Instituto Nangetu, Centro de Estudos e Defesa no Pará, o Secretário de Estado de Cultura, Bruno Chagas e outras autoridades. Na ocasião houve a apresentação animada da Banda Kanda, da Associação de Discentes Quilombolas da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp